TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de risco preliminar

Tese: Análise de risco preliminar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

Analise Preliminar de Risco:

APR é uma técnica de avaliação prévia dos presentes riscos envolvidos na realização de um determinado trabalho. Consiste no detalhamento minucioso de cada etapa do trabalho, assim como, dos riscos envolvidos.

Entre os principais objetivos do APR, podemos destacar:

1: Identificar os Riscos

2. Orientar os colaboradores dos riscos existentes em suas atividades de trabalho

3. Organizar a atividade da atividade

4. Estabelecer procedimentos seguros

5. Trabalhar de maneira organizada e segura.

6. Prevenção dos acidentes de trabalho

7. Sensibilizar e instruir os trabalhadores sobre os riscos envolvidos na execução do trabalho.

A APR deve sempre ser desenvolvida e implantada antes da execução de determinadas atividades, seja para trabalhos realizados pela própria empresa, ou através de empresas contratadas.

O SESMT deve auxiliar na aplicação do processo de Analise Prevenção de Risco APR, buscando estabelecer melhorias, importante na realização do trabalho, bem como a prevenção e segurança d trabalhador.

Os supervisores dos trabalhos a serem executados, devem incumbirem-se pela guarda e conservação da APR, assim como devem sempre comunicar o SESMT, o extravio ou deteriorização do documento, mantendo também a APR acessível aos demais colaboradores e possíveis fiscalizações a cerca do trabalho.

Assegurar que o trabalho somente será executado após a APR ser concluída e adotadas todas as medidas de controle e segurança do trabalho para a execução, da atividade.Realizar analise caso seja necessário paralisar as atividades caso seja identificada uma situação de risco iminente de acidente que inicialmente não havia sido identificada.

O SESMT e o supervisor do trabalho a ser executado tem obrigações de assegurar que os trabalhadores tenham pleno conhecimento do conteúdo da APR, e suas obrigações na execução do trabalho. Prestar orientações técnicas ás equipes de campo, de forma a assegurar a efetiva aplicação da APR.

A APR deve ser de simples entendimento e de fácil compreensão, é importantíssimo eu na elaboração de uma APR a participação da equipe de trabalho, desta forma passam a conhecer a os procedimentos do trabalho, os riscos identificados e os controles necessários á prevenção de acidentes

A APR deve passar por um processo continuo de aperfeiçoamento visando assegurar que os riscos atípicos identificados em campo possam ser tratados, na busca de garantir a integridade física dos trabalhadores envolvidos e na qualidade do serviço.

Programa de Conservação Auditiva PCA.

Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.

É um programa previsto na NR - 9 buscando “a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente do trabalho”. O instrumento de gestão transparente e participativa que pressupõe ações a serem desenvolvidas no âmbito da empresa sob a responsabilidade do empregador.

A conservação auditiva nas empresas valoriza o trabalhador, promove a elevação da auto-estima do funcionário, fazendo com que ele trabalhe mais satisfeito e sentindo-se seguro no âmbito ocupacional. O ruído associado a agentes químicos, radiações ionizantes, frio/calor/vibração, acidentes com traumatismo cranioencefalico, barotraumas e alérgicos, são agentes ocupacionais que provocam perdas auditivas.

O PCA envolve a atuação de uma equipe multiprofissional, pois são necessárias medidas de engenharia, medicina, fonoaudióloga, treinamento e administração. A NR-9 é a norma regulamentadora que estabelece e obriga a elaboração e implementação por parte das empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados. O PPRA visa à prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e o controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

O PPRA é o programa que norteia a conservação auditiva, facilitando assim o desenvolvimento do PCA. O programa de controle de riscos ambientais que faz o planejamento anual com estabelecimento de metas e prioridades, além de usar uma metodologia de ação e periodicidade. A metodologia deve ser suficiente para a eliminação, minimização ou controle dos riscos no ambiente de trabalho. O controle do ruído é uma questão de importância econômica e social, além da saúde. A saúde auditiva é possível se os objetivos forem atingidos e os requisitos mínimos estabelecidos colocados em prática com eficiência.

Os objetivos do PCA levam em consideração as necessidades da empresa. Um bom ou mau programa de conservação auditiva vai depender diretamente das mesmas coisas, que são:

- Recursos de Tempo

- Recursos Econômicos

-Equipe multiprofissional

O objetivo principal do PCA é assegurar a saúde auditiva dos trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora, dando ênfase à qualidade de vida do trabalhador, evitando perdas auditivas induzidas por ruídos ou agentes nocivos e reduzir os efeitos que o ruído pode causar no organismo.

É necessário motivação da empresa e funcionário para que a implementação do programa seja eficaz, pois os benefícios atingem as duas partes, trazendo conforto, segurança e lucratividade para a empresa.

Os objetivos específicos do PCA são:

•Melhorar a qualidade de vida do trabalhador

• Identificar funcionários com problemas na audição

• Diagnosticar precocemente as perdas auditivas

• Adequar as empresas às exigências legais

• Reduzir custo de insalubridade

• Redução de reclamatórias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com