TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SISTEMAS BRASIL – SITES MUSEU IMPERIAL

Por:   •  19/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

Escola de Museologia

Alunos: Leandro Rodrigues e Yuri Porfírio Marano

ANÁLISE SISTEMAS BRASIL – SITES

MUSEU IMPERIAL

Disciplina: Informação e Documentação Museológica II

Professora: Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2018

O trabalho a seguir irá explorar o site e o sistema de banco de dados do Museu Imperial de Petrópolis, abordando vários temas e pontuando seus aspectos positivos e negativos.

Começando pela página principal do site, a “home”, percebemos logo ao entrar, uma série de anúncios em animação que distraem bastante o usuário e no design desse primeiro contato também notamos que vários links nos levam a lugares iguais, talvez numa tentativa de facilitar a navegação. Existe bem em cima uma barra na horizontal de cor preta com os campos: Sobre, Informações Importantes, Perguntas Frequentes, Sociedade de Amigos, Histórico & Personagens, Fale Conosco e Contatos, além de um primeiro vislumbre de um link de Busca e logo abaixo dessa barra preta, ao lado do logo do museu estão distribuídos na horizontal os campos: Início, Complexo Palácio Imperial, Serviços Online, Eventos, Imprensa, Casa de Cláudio de Souza e Casa Geyer.

[pic 2]

Falaremos de cada uma e suas funções:

Começando com Sobre: O site dá boas-vindas ao visitante e faz uma pequena apresentação do museu físico e o espaço do museu no site. Falam sobre seu funcionamento, preços e pacotes.

No link Informações Importantes: Estão horários de funcionamento, preços, como chegar ao museu e também sugerem hotéis e pousadas para ficar.

Já em Perguntas Frequentes: Respondem curiosidades que todos nós temos a respeito de como era a vida do Imperador e sua família no palácio. Perguntas como: Onde ficavam os banheiros?, Onde era a senzala?, entre outras são respondidas.

Sociedade de Amigos: Explica a importância e benefícios dos usuários serem amigos e associados do museu.

Em Histórico & Personagens: Conta-se a história da fundação do museu e fornecem uma imagem com a árvore genealógica da família imperial.

No Fale Conosco: Existe uma ficha a ser preenchida caso o usuário queira entrar em contato com o museu, seja fazendo um comentário, sugestão, crítica etc.

Em Contatos: Fornece dados como o atual diretor do museu, e individualmente todos os setores do museu, dados como e-mail e telefone.

O Link Início em vermelho nos leva a Home, a primeira página do site.

Na aba Complexo Palácio Imperial: temos as sub-abas: Arquivo Histórico, Assessoria de Imprensa, Biblioteca, Conservação e Restauração, Educação, Museologia, Promoção, Loja, Cafeteria, Sala Multimídia, Viaturas, Biblioteca Rocambole, Patrimônio da Humanidade e Novas Aquisições.

Em Arquivo Histórico: Encontra um resumo do setor, com telefone e e-mail, seguido pela informação da natureza de seu acervo, que no caso são aproximadamente 200 mil documentos em geral do século XIX, mas se encontra entre estes documentos os períodos do século XIII até o início do XX. O final da página oferece ao visitante as coleções que estão seus documentos, entretanto, a maioria deles apenas faz um resumo do histórico da coleção, não fornecendo fotos ou publicações.

Assessoria de Imprensa: Constatamos que esta página é desnecessária pois irá se repetir em uma aba inteira para ela, chamada de “Imprensa. ’’

Biblioteca: Tem a mesma natureza de distribuição de informações como na sub-aba Arquivo Histórico, contando a origem das coleções e natureza do acervo, entretanto, aqui não se fornece nenhuma publicação.

Conservação e Restauração: Segue o padrão anterior e nos dá somente informações das atividades ali realizadas, como por meio de orientação aos técnicos de cada setor, limpeza e higienização das peças, documentos e livros, confecção de invólucros apropriados para a guarda de documentos, fotografias e objetos, e colocação de filtros de raios ultravioleta em janelas, entre outros. Segue por citar trabalhos realizados como a restauração de uma coleção de chapéus e a revitalização do gabinete de trabalho do Pedro Augusto.

Já em Educação: Há dados para se fazer contato com o setor, e a descrição detalhada das ações educativas que acontecem no museu. Ações como o projeto “Dom Ratão” e “Caixa das Descobertas”.

Museologia: Explica a sua atuação como o setor responsável pela guarda, preservação, estudo e divulgação de mais de 7.800 peças dos séculos XVIII e XIX, distribuídas em diferentes categorias, tais como: alfaias, armaria, cristais, esculturas, heráldica, indumentária e acessórios, iconografia (óleos, aquarelas, guaches e outros), insígnias, instrumentos musicais, mobiliário, numismática, ourivesaria, porcelanas, prataria, sigilografia e viaturas.

Em Promoção: Fornecem dados como a ação do setor que fica com a administração do sistema e o Fale conosco do museu imperial.

Loja: Estão dispostos os itens a serem vendidos.

Cafeteria: Há o Duetto´s Café e Bistrô, dependências do Museu.

Sala Multimídia: Encontra-se off-line.

Viaturas: Off-line.

Biblioteca Rocambole: Abre um link para um site externo, no caso o Ibram, lá estão dispostas publicações referentes as ações educativas no Museu Imperial.

Patrimônio da Humanidade: É a denominação do que é Patrimônio da Humanidade e aponta que o museu possui 5 conjuntos inscritos nas 3 (três) dimensões desse mesmo programa. São elas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (598 Kb)   docx (382.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com