TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP LINGUA PORTUGUESA

Por:   •  21/3/2016  •  Monografia  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Qual é o tema que trata o editorial e qual o ponto de vista do autor a respeito desse tema? Retirem do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retirem do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

 O tema do editorial trata-se do ponto de vista do autor na linguagem usada pelos juízes, que seriam palavras demasiadas. Nota-se por dois trechos citados: ‘’ Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal Brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer’’. ‘’Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu’’.

 Um dos argumentos usado pelo autor seria o fato de que ao assistirmos a um julgamento ‘’nos sentiríamos totalmente profanos’’. Outro argumento seria que com toda essa verbosidade ‘’parecem adotar um estratagema indolente’’ para processos.

 ‘’Se disseminasse uma disciplina retórica, objetiva e direta os benefícios seriam incalculáveis’’.

  1. Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
  1. ‘’Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça oratória em todos os tempos’’.
  2. ‘’Seria incalculável o beneficio, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta’’.

  1. Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimentos prévios? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

 Esses dois trechos exigem do leitor conhecimentos ‘’Lingüístico’’ que seria a competência do falante em relação à gramática de sua língua materna. ‘’Textual que é construído pela convivência com diferentes gêneros de textos, em diferentes situações de comunicação. ‘’De mundo’’ que seria o conjunto de conhecimentos que o leitor adquiriu em seu processo de aprendizado formal e informal.

No primeiro trecho exige um conhecimento lingüístico, para que o leitor possa compreender a gramática. Já no segundo trecho é preciso um conhecimento textual, por conter palavras mais formais que exige uma convivência de diferentes textos, situações e gêneros. Ambos de conhecimento de mundo, ou seja, o que acontece ao seu redor, no mundo, incluindo experiências vividas e seu processo de aprendizagem.

De modo geral o trecho necessita de conhecimento prévio sobre a língua e seu funcionamento, sobre os textos e suas estruturas, sobre mundo em geral, sobre a especificidade da situação de comunicação, além daqueles adquiridos por meio das experiências pessoais do leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com