TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II LINGUA PORTUGUESA

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  447 Visualizações

Universidade Cruzeiro do Sul

Nome do Polo/Campus

Nome do curso

Nome do aluno

RGM do aluno

Disciplina

Nome da atividade

AP II

Nome do tutor

1) O tema tratado na crônica é a perda da mãe por uma doença terminal. O ponto de vista do autor é a surpresa pela doença, as brincadeiras ao falar/tratar da doença, o constrangimento e o medo do sofrimento da mãe ao falar sobre a doença, pois sempre a achou saudável.
Quando minha mãe ficou doente, eu e meus irmãos nos surpreendemos. Dona Angela sempre fora tão saudável! Um amigo me alertou: - Água nos pulmões pode indicar coisa séria. O diagnóstico confirmou a gravidade: metástase de um tumor nas glândulas suprarrenais, sem possibilidade de operação. Até então não tivera um único sintoma! Em torno dela se formou uma rede de silêncios. Nunca gostara de falar de doenças de pessoas próximas, que dirá da sua! Eu brincava: - Se é água nos pulmões, precisa de um encanador, não de um médico para retirar! Ela ria. Dentro de mim, um nó diante de sua dificuldade para respirar, mas tentava elevar o astral. Aos poucos ela mesma percebeu a gravidade de seu estado, e as brincadeiras sumiram de nossos encontros."

2) Nesta crônica não houve a necessidade de conhecimento prévio, uma vez que o autor explicou, ao longo de sua crônica, sobre a doença, a gravidade, o medo da perda, o constrangimento, a vontade de mostrar à mãe o quão importante ela fora durante sua vida e a morte dela comprovando que o amor havia sido restaurado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com