TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP1 Currículo - Pedagogia - Cederj

Trabalho Universitário: AP1 Currículo - Pedagogia - Cederj. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  2.321 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Disciplina: Currículo

EXPECTATIVA DE RESPOSTA - AP1

1 – Nos primeiros capítulos do livro-base são apresentadas diferentes perspectivas curriculares, que tem se organizado como concepções tradicionais, críticas e pós-críticas.

A partir disso:

- Qual a importância do estudo de tais concepções? (2 pontos)

Nesta questão espera-se que o aluno traga as principais características das teorias e a importância do estudo e conhecimento destas para o campo do currículo e educacional. Não se trata apenas resumo das características das teorias, mas de fato diálogo com as mesmas.

- Posicione-se: a partir desse estudo, como você analisa a questão curricular? (2 pontos)

Em diálogo com as teorias, como o aluno pensa a produção curricular. Como tem construído seu entendimento até o momento.

2 - No cotidiano somos convidados a dialogar com documentos curriculares/políticas curriculares (DCNs, PCNs). Por que o estudo de políticas curriculares é importante? Quais as implicações no cotidiano escolar do seu conhecimento ou desconhecimento? (4 pontos)

O aluno precisa dialogar com estas políticas curriculares mencionadas na questão e desenvolver, com embasamento teórico, a importância do conhecimento destas políticas no cotidiano escolar, estas afetam o cotidiano uma vez que dispõem sobre o que fazer na escola, estabelecem condições para certas práticas, ainda que não dêem conta da totalidade, conhecê-las é fundamental para saber como agir.

3- A partir dos estudos realizados, dialogue com o trecho abaixo (2 pontos):

“As determinações do Estado são entendidas como parte importante de um ciclo de produção de políticas, mas também como incapazes de direcionar toda a ação da escola ou mesmo a formulação dos documentos curriculares. O próprio entendimento das determinações do Estado é reinterpretado, uma vez que nessa esfera também são encenados conflitos vários, sem um direcionamento comum obrigatório, o que confere à esfera estatal a dinâmica de poderes difusos não-centralizados.” ( Macedo e Lopes, 2006, p.5)

Neste momento, esperamos que o aluno desenvolva, em diálogo com os textos e com os fóruns, a ideia do currículo para além de suas prescrições, visto que o entendemos enquanto produção que é de responsabilidade de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Somente o Estado e os documentos escritos não dão conta do controle e nem da produção curricular, estes são apenas uma de suas facetas, umas das múltiplas dimensões de uma produção de currículo. Entender o currículo apenas como documento escrito de responsabilidade do Estado, não nos é suficiente para entender e dialogar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com