TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APII ESTUDOS SOCIAIS

Dissertações: APII ESTUDOS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  1.883 Visualizações

1) Repita a experiência que Milton Friedman realizou com o lápis, conforme vimos na contextualização: escolha um objeto que você usa cotidianamente, liste os elementos que o compõem, as respectivas origens, os personagens que tornaram a produção/existência desse objeto possível e explique com suas palavras como eles foram reunidos.

Um caderno universitário parece algo muito simples, mas são necessárias muitas pessoas e matéria-prima para se obter este produto: papel, tinta, espiral metálico. O papel produzido em grandes fábricas necessitou de celulose retirada de árvores, muitas delas provenientes de reflorestamentos. Para a obtenção da tinta são necessários pigmentos, resina, solvente e aditivos. O espiral, muitas vezes metálico, tem sua matéria-prima retirada da natureza e sofre um processo complicado até adquirir o aspecto e a forma desejada. Todos estes materiais dependeram de pessoas (mão de obra) de diferentes partes do mundo, com qualificações profissionais e culturas diferentes, resultando em um produto único. Tudo isto graças ao que chamamos de Globalização, encurtando distâncias entre povos, culturas e mercados. Favorecendo o intercâmbio de produtos, matéria-prima e mão de obra pelo mundo todo e oferecendo produtos de qualidade com preços melhores ao consumidor.

2) Cite e explique um efeito positivo e um efeito negativo da globalização no Brasil.

O livre comércio é um fator positivo, pois aproxima os países e reduz os conflitos promovendo a paz entre as nações. Impactos ambientais, como poluição e consumo de recursos naturais são um fator negativo decorrente da produção em grande escala e do êxodo de populações rurais para as grandes cidades.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com