TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DAS TÉCNICAS HOLÍSTICAS NA PRATICA FISIOTERAPÊUTICA

Exames: APLICABILIDADE DAS TÉCNICAS HOLÍSTICAS NA PRATICA FISIOTERAPÊUTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  5.216 Palavras (21 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO:

A fisioterapia representa, na área da saúde, uma especialidade terapêutica que se utiliza de recursos e abordagens que abrangem os dois tipos de racionalidades medicas: a biomédica e a holística. Assim sendo, quando avaliamos um paciente, temos a convicção que não se deve analisa-lo como uma máquina separada por partes e sim observá-lo de uma maneira global, como um sistema integrado. Pois a obtenção das tensões corporais resulta de uma formação multifatorial em que urge uma análise no campo biopsicossocial do indivíduo (TELES, 2010).

O Modelo Biomédico baseia-se em uma visão positivista, propondo uma única causa capaz de explicar a existência da doença. Este modelo favoreceu o surgimento de varias descobertas quanto a agentes etiológicos específicos, mas que não explicariam a doença em cada individuo ( LA BARRA, 2006).

Segundo Capra (1996), os modelos holísticos, ecológicos, sistêmicos e biopsicossocial, fundamenta-se em uma visão integral do homem. Já os modelos ecológicos e biopsicossociais acrescentam à visão anterior a importância do ambiente e da comunidade na saúde do individuo. Deste modo há uma superação do modelo cartesiano.

Surge então a necessidade de investigar e descrever até que ponto as terapias com uma visão integralista do ser humano podem contribuir com a fisioterapia para solucionar os diferentes tipos de disfunções do sistema neuromusculoesquelético apresentadas pelos varios tipos de patologia, pois como afirma Morin:

[...] ser ao mesmo tempo biopsicossocial não significa que uma destas condicionantes/dimensões se sobreponha às restantes, nem que exista uma prioridade entre elas. Pelo contrario, significa que, sendo ser humano, qualquer uma de suas ações apresenta simultaneamente, as dimensões biológica, psicológica, social e cultural- são interdependentes, indissociáveis. Portanto, o homem, como uma unidade complexa, deve ser atendido/cuidado como tal, sem ser dividido em partes- orientação esta fundamentada na reforma do pensamento do ser humano sob a perspectiva de um paradigma de complexidade ( MORIN,2000).

Atualmente, o estresse encontrado em um mundo globalizado, tem se tornado, de certa forma, algo natural, e diante disso os aspectos emocionais compõe um aspecto importante na construção de uma imagem corporal distorcida, formando um esquema corporal inadequado e com isso geralmente levando a dores musculoesqueléticos ( MOURA, 2011).

Para resolver seus próprios problemas o corpo procura meios de compensação para tentar burlar a dor utilizando assim os sistemas de cadeias musculares, alavancas biomecânicas e o sistema postural (LA BARRA,2006). Mas, nem sempre o corpo consegue se curar quando afetado por disfunções resultantes de modificações que interferem no seu equilíbrio natural, sendo o sintoma o meio encontrado para expressar o desequilíbrio.

A maior parte da população desenvolve doenças crônico-degenerativas porque não procura um tratamento especifico capaz de solucionar a origem do problema (TELES, 2010). Segundo Motta (2011) muitos dos pacientes presentes hoje no Sistema Único de Saúde encontra-se em circulo vicioso interminável de melhoras temporárias e retorno aos sintomas. Para que possamos nos curar de alguma doença, precisamos conhecer nosso corpo, como ele funciona e, assim, entender melhor seus programas biológicos de adaptação.

As abordagens holísticas segundo Telles (2010) possuem distintas denominações, tais como as de práticas tradicionais, populares, não ocidentais, complementares, holísticas, brandas, alternativas e integrativas. O enquadramento dessas abordagens como racionalidade terapêutica, frequentemente, realiza-se pelo contraste epistemológico com os parâmetros da medicina científica, ou seja, o modelo biomédico.

Entre as técnicas fisioterapêuticas que tem como método de tratamento a visão integral do paciente destacam-se as técnicas de massagem Shiatsu, os trabalhos de Reeducação Postural Global, o Isostretching, a Reflexologia, Reiki a Mobilização Neural, Acupuntura entre outros (TELES, 2010). Será abordado nesse trabalho o caráter holístico presente na Osteopatia, Leitura Biológica ( também chamada de Nova Medicina Germânica) e Microfisioterapia por se tratar de métodos com crescentes adeptos no âmbito da fisioterapia.

A visão biopsicossocial do homem é de fundamental importância para que os fisioterapeutas sejam capazes de atuar com seus pacientes, de forma global, sem focar a atenção apenas na doença, mas sim no doente. A compreensão acerca da profissão e dos conceitos de saúde-doença e paciente, também se faz necessária para que esses profissionais possam considerar sua intervenção num âmbito mais amplo do que a reabilitação (LA BARRA, 2006).

A problemática em discussão nos traz a oportunidade para a realização de uma pesquisa de revisão de literatura para a construção de conhecimentos que favoreçam a compreensão dos modelos utilizados atualmente. Um, que o homem é visto como uma maquina biológica (modelo biomédico), com bases no positivismo e no modelo Newton-Cartesiano sendo deixado de lado os aspectos psicoemocionais e o outro, modelo holístico, que integra a relação corpo mente, os quais representam objeto de estudo da atual medicina mente-corpo na busca da saúde integral (TEIXEIRA, 1996).

O objetivo geral da pesquisa consiste em descrever as intervenções terapêuticas que prezem por uma visão integral do ser humano. Os objetivos específicos do trabalho são: identificar os principais métodos holísticos na fisioterapia; descrever a eficácia da terapia condicionada na integralidade do paciente e relatar os efeitos da terapia holística que comprovem a funcionalidade desta nova visão do processo saúde doença.

Para a realização da presente pesquisa elaboramos um estudo de revisão de literatura onde buscamos descrever as intervenções terapêuticas que prezem por uma visão integral do ser humano e identificar os principais métodos holísticos utilizados na fisioterapia. Fizemos a busca do material nas bases de dados MEDLINE, LILACS, pubmed e SciELO, durante o período de maio a outubro de 2014. Utilizamos as palavras chaves: FISIOTERAPIA, VISÃO HOLÍSTICA, TERAPIAS MENTE-CORPO, TECNICAS COMPLEMENTARES, OSTEOAPATIA, MICROFISIOTERAPIA, LEITURA BIOLÓGICA, NOVA MEDICINA GERMANICA. Com esses termos, selecionamos, de forma arbitrária, os artigos pertinentes ao tema abordado onde os critérios de inclusão foram a presença das palavras chaves selecionadas e a relação com o objeto de estudo.

DISCUSSÃO:

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com