TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DEMATICA EM PRODUTOS DE FUNDIÇÃO

Projeto de pesquisa: APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DEMATICA EM PRODUTOS DE FUNDIÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 12

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC EM UMA CADEIA PRODUTIVA DE LATICINIO

RESUMO

Com o crescente aumento da competitividade entre as empresas, a busca por metodologias que possam reduzir o preço do produto final para o consumidor e aumentar sua qualidade vem sendo alvo de grandes investimentos. O trabalho empregou a metodologia DMAIC como meio de identificar os altos índices de rejeito do leite em uma empresa de laticínio do Estado de São Paulo, desde a origem do produto até o produto final, tratando com fornecedores e clientes (internos e externos) no sentido de eliminar o desperdício e melhorar os níveis de qualidade, custo e tempo. O emprego da metodologia facilitou o mapeamento dos processos para a formulação de um modelo de gestão necessário para a identificação e melhoria dos resultados.

Palavras-Chave: Competitividade; DMAIC; Laticínio.

ABSTRACT

With the increasing competitiveness among companies, the search for methodologies that may reduce the price of the final product to the consumer and increase their quality has been the target of large investments. The work used the DMAIC methodology as a means to identify high levels of waste milk at a dairy company in the State of São Paulo, from its origin to final product, dealing with suppliers and customers (internal and external) in order to eliminate waste and improve levels of quality, cost and time. The use of the method facilitated the mapping of the processes for formulating a model of management necessary for identification and improved results.

Keywords: Competitiveness; DMAIC; Dairy product.

1. INTRODUÇÃO

O sucesso das indústrias de laticínios está ligado à segurança do consumidor ao adquirir seus produtos e à redução de desperdícios na cadeia de produção, sendo assim as empresas deve estar atenta à gestão da qualidade em todas as etapas do processo produtivo, bem como a busca pela satisfação total do consumidor.

Adicionalmente num mundo globalizado no qual os produtos têm um público-alvo variado e com diferentes exigências, há um aumento da preocupação com qualidade, custo e prazo de entrega (CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA, 2006). O ganho de competitividade é fundamental para a maior inserção da indústria brasileira nesses mercados. As empresas brasileiras expostas a uma acirrada concorrência, que resultou da abertura comercial e da maior integração à economia internacional, têm buscado respostas para aumentar a sua competitividade. Desta maneira, a procura por metodologias que possam reduzir o preço do produto final para o consumidor e aumentar sua qualidade têm sido alvo de grandes investimentos.

A intensificação da competitividade no mercado global tem impulsionado as empresas a buscarem melhorias em todo o sistema produtivo (desde a origem do leite até o produto final) e por isso procuram minimizar os impactos que impedem de alcançar melhores resultados. A utilização da ferramenta DMAIC para a medição do controle de qualidade tem proporcionado uma melhor visão de quais melhorias são necessárias atacando a raiz dos problemas.

Este trabalho tem como objetivo explorar a aplicação da ferramenta DMAIC na área produtiva para mostrar que esta contribui para a tomada de decisão e para minimizar os custos de produção e discutir a respeito do objeto de pesquisa como ferramenta de gestão.

Desta forma, poder Identificar possíveis oportunidades de melhoria para o recebimento de leite no quesito de qualidade para ser empregado na fábrica, com base nos resultados obtidos das coletas realizadas no campo.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1-DMAIC

O ciclo DMAIC é uma ferramenta de desenvolvimento de projetos de melhoria utilizado,

inicialmente, na estratégia Seis Sigma. Originalmente focado em projetos direcionados à

qualidade, o “DMAIC não é efetivo somente na redução de defeitos, sendo aplicado também

em projetos de aumento de produtividade, redução de custo, melhoria em processos

administrativos, entre outras oportunidades” (ESCOBAR, 2010).

Cada letra da sigla DMAIC representa sequencialmente uma etapa do processo evolutivo na execução de um determinado projeto, sendo eles: D - Define (Definir), M - Measure (Medir), A - Analyse (Analisar), I - Improve (Melhorar), C - Control (Controlar).

Por representar um ciclo organizado e ordenado de trabalho, o DMAIC é constantemente comparado ao ciclo PDCA, o qual existe uma relação conforme demonstrado na figura abaixo, também conhecido como ciclo de Deming, onde as siglas são denominadas dos termos em inglês Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar), Act (Agir) (WERKEMA, 2006).

O modelo DMAIC foi desenvolvido inicialmente na Motorola como evolução do PDCA e depois adotado pela General Eletric, onde o método busca identificar os problemas / oportunidades, durante a coleta de dados, que leva a conhecer o desempenho do processo atual, e a determinação são causas resultando em melhoria do processo. A consolidação e manutenção das melhorias conseguidas, mantem o processo sob controle (PEREZ-WILSON, 2002).

As fases do DMAIC - definir, medir, analisar, melhorar e controlar - estão descritas na sequência:

Definir: Consiste em escrever o projeto e deve conter: identificação do processo a ser melhorada, descrição do problema que se deseja solucionar, montagem de um time, definição dos objetivos e metas.

Nesta fase deve-se determinar o que medir e monitorar, para que o projeto atinja seus objetivos. Também se deve definir as limitações do projeto e estimar os ganhos e o retorno financeiro para a companhia.

Medir: Tem como objetivo determinar a situação do processo até o momento do início do projeto, ou seja, determinar a situação atual. Neste instante o processo é mapeado com suas respectivas etapas, identificando-se todas as variáveis de entrada e saída. A medição também é realizada para garantir que os resultados sejam confiáveis. Neste passo coleta-se o maior número de dados para que seja estabelecida a capacidade inicial do processo utilizando-se gráficos de controle. Pode-se resumir essa etapa através da construção de mapa de processo, identificando as entradas e as saídas.

Analisar: Tem como propósito reduzir o número de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com