TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia para escolher um modelo de produto de software

Trabalho acadêmico: Metodologia para escolher um modelo de produto de software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.961 Palavras (12 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO.

O Brasil é um país cujo desenvolvimento de produtos de software está entre os maiores do mundo, e a cada dia, aumenta o nível de exigência por parte dos clientes no que diz respeito à qualidade e complexidade dos produtos. A partir deste ponto, podemos observar que as empresas estão buscando cada vez mais a maturidade nos seus processos de software para atingir padronizações de qualidade e produtividade internacionais, que são essenciais para a sobrevivência no mercado de TI.

Para se desenvolver software de qualidade é necessário que se sigam metodologias de desenvolvimento. Estas guiam o processo de desenvolvimento de software através de regras e metas que atendem a pontos importantes para a criação de um produto de qualidade.

Um problema muito comum em desenvolvimento de software sejam sistemas desktop ou sites e sistemas web, é a garantia de que o produto realmente atende às expectativas do cliente. Diversas são as causas que podem dificultar com que os requisitos funcionais não sejam cumpridos a risca como o cliente esperava. Os principais fatores dizem respeito à comunicação. Muitas vezes o cliente não consegue expressar da melhor forma possível o que precisa e na maioria das vezes nem ele sabe exatamente o que precisa. O fato é que isso não é totalmente obrigação do cliente. É fundamental que o consultor saiba extrair todas essas informações do cliente. Porém esse trabalho não é nada simples e depende de diversos fatores como, por exemplo, a personalidade do cliente em questão.

2 DESENVOLVIMENTO.

2.1 Metodologia na escolha do modelo de processo de software

A escolha da metodologia adequada para a realização de um projeto em uma empresa deve ser escolhida baseado em análises das técnicas que deverão ser mais apropriadas a cada estágio do projeto para também auxiliá-los a planejar, gerenciar, controlar e avaliar o projeto do sistema de informação.

A análise deve ser realizada baseada nas informações que o cliente irá fornecer a respeito do seu negócio, os requisitos para a solução e como ela deve ser, para que no futuro possamos verificar atividades que precisam ser melhoradas apoiando-se nos documentos extraídos dessa metodologia, determinando a melhor alternativa para aquela solução de acordo com as limitações e expectativas que o cliente manifestou.

São vários os modelos de metodologia existentes, segue abaixo descrição e características dos modelos mais utilizados:

Um modelo de processo de desenvolvimento de software, ou simplesmente modelo de processo, pode ser visto como uma representação, ou abstração dos objetos e atividades envolvidas no processo de software. Além disso, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processo de software e consequentemente o progresso do projeto.

Exemplos de alguns modelos de processo de software;

• Sequencial ou Cascata (do inglês waterfall) - com fases distintas de especificação, projeto e desenvolvimento.

• Desenvolvimento iterativo e incremental - desenvolvimento é iniciado com um subconjunto simples de Requisitos de Software e iterativamente alcança evoluções subsequentes das versões até o sistema todo estar implementado

• Evolucional ou Prototipação - especificação, projeto e desenvolvimento de protótipos.

• V-Model - Parecido com o modelo cascata, mas com uma organização melhor, que permite que se compare com outros modelos mais modernos.

• Espiral - evolução através de vários ciclos completos de especificação, projeto e desenvolvimento.

• Componentizado - reuso através de montagem de componentes já existentes.

• Formal - implementação a partir de modelo matemático formal.

2.2 Sequencial ou Cascata (do inglês waterfall) - com fases distintas de especificação, projeto e desenvolvimento.

O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem “top-down”, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação geral. Esse modelo foi derivado de modelos de actividade de engenharia com o fim de estabelecer ordem no desenvolvimento de grandes produtos de software. Comparado com outros modelos de desenvolvimento de software, este é mais rígido e menos administrativo.

O modelo cascata é um dos mais importantes modelos, e é referência para muitos outros modelos, servindo de base para muitos projectos modernos. A versão original deste modelo foi melhorada e retocada ao longo do tempo e continua sendo muito utilizado hoje em dia.

Grande parte do sucesso do modelo cascata está no facto dele ser orientado para documentação. No entanto deve salientar-se que a documentação abrange mais do que arquivo de texto, abrange representações gráficas ou mesmo simulação.

Uma abordagem incorporando processos, métodos e ferramentas deve ser utilizada pelos criadores de software. Esta abordagem é muitas vezes designada de Abordagem do Processo de Desenvolvimento. Existem três abordagens de modelos de processo de desenvolvimento de software. Elas tentem colocar ordem numa actividade inerentemente caótica.

Uma vez definido o modelo de ciclo de desenvolvimento, existem três abordagens para implementá-lo:

• Cascata pura

• Incremental;

• Evolucionária.

2.3 Descrição do modelo.

O modelo Cascata é um modelo de engenharia projetado para ser aplicado no desenvolvimento do software. A idéia principal que o dirige é que as diferentes etapas de desenvolvimento seguem uma seqüência:

A saída da primeira etapa “fluí” para a segunda etapa e a saída da segunda etapa “fluí” para a terceira e assim por diante. As atividades a executar são agrupadas em tarefas, executadas seqüencialmente, de forma que uma tarefa só poderá ter início quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com