TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO PNATE NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES BAHIA

Por:   •  26/7/2019  •  Artigo  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

APLICAÇÃO DO PNATE NA  REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES BAHIA

Campo Alegre de Lourdes- Bahia

Junho  de 2019

RESUMO

O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) caracteriza-se como um importante meio de facilitar o acesso à educação, fornecendo meios dos alunos se deslocarem até as escolas. Desta forma, é inegável que este programa, alinhado às políticas públicas da educação, é de suma importância para assegurar os princípios de justiça social para a educação. O objetivo do referido trabalho é o de examinar  a aplicação do referido programa no município de Campo Alegre de Lourdes-Bahia. Para tal, parte-se de uma base que contempla desde uma explanação em linhas gerais sobre os programas do FNDE até uma análise de ordem mais pragmática sobre a efetivação do plano no município supracitado, em que duas questões compõem o recorte de análise: obstáculos encontrados e possíveis soluções para estes.

Palavras-Chaves: PNATE. Transporte Escolar. FNDE.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. OS PLANOS DO FNDE EM AUXILIO À EDUCAÇÃO        5
  3. ESBOÇO SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE ESCOLAR (PNATE)        6
  4. APLICAÇÃO DO PROGRAMA NO MUNICÍPIO DE  CAMPO ALEGRE DE LOURDES-BAHIA        7
  5. OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS        7
  1. CONCLUSÃO        8
  2. REFERÊNCIA        8

  1. INTRODUÇÃO

Colocada as questões pertinentes às políticas públicas relacionadas à educação e os vários planos do FNDE, este trabalho se dedica ao PNATE – Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, onde partimos  de duas questões centrais:  os empecilhos para a sua aplicação e possíveis soluções para estes.

Posto que, o primeiro capítulo é a Introdução , o segundo capítulo discorre sobre os planos do FNDE que tem por objetivo facilitar o acesso à educação e melhorar a qualidade desta. Em seguida, apresenta-se um resumo sobre o PNATE. Após isto, delineia-se um capítulo sobre a aplicação do programa no município de Campo Alegre de Lourdes. E por fim, os obstáculos a serem superados.

Justifica-se a presente pesquisa a necessidade de se explorar os vários ângjulos do PNATE, e conhecer melhor a complexa realidade do transporte escolar no município de Campo Alegre de Lourdes- Bahia.

Assim, apontando problemas e medidas interventivas, indicamos que, embora haja deficiências na aplicação do programa, este trabalho configura-se como um meio de facilitar o acesso à educação e assim promover a equidade no contexto educacional.

  1. RESUMO        SOBRE        O        PROGRAMA        NACIONAL        DE        APOIO        AO TRANSPORTE ESCOLAR (PNATE)

Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate), criado pela Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004, garante o repasse automático, em caráter suplementar, de recursos para custear despesas com manutenção de veículos ou de serviços terceirizados destinados ao transporte escolar nas redes de ensino público estadual e municipal. Assim, esta política visa à facilitação do acesso a escola, e por consequência a evasão escolar.

O cálculo para o repasse é feito a partir do número de alunos informado pela Secretaria de Educação, e o Censo Escolar do ano anterior, a posição que o município ocupa junto ao ranking do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, assim descrito no Plano

de Desenvolvimento da Educação. O Repasse é feito em nove parcelas, estas efetuadas entre os meses de março e novembro.

  1. APLICAÇÃO        DO        PROGRAMA        NO        MUNICÍPIO        DE        CAMPO ALEGRE DE LOURDES- BAHIA

Campo Alegre de Lourdes é um município brasileiro do estado da Bahia. O município localiza-se na região norte do estado baiano, fazendo parte do polígono da seca. Fica a 799 km de Salvador, capital do estado. Possui um área de  2 781,4 km² e sua população é  de aproximadamente 30.000 habitantes, que residem  em sua maioria na zona rural do município sobrevivendo da agricultura familiar embasadas na cultura do milho, feijão.

Campo Alegre de Lourdes- Bahia realiza os programas por intermédio do FNDE, sendo que o programa aqui estudado é o PNATE. Sendo o transporte um elemento primordial para o acesso à educação, posto que  não houvesse transporte escolar, seria inviável para grande parte dos alunos da Zona rural  freqüentar a escola, dada a distancia de suas residências para as instituições de ensino,  e a dificuldade de um outro meio de transporte.

Assim sendo, o repasse dos recursos públicos do PNATE para o município, ainda que não seja suficiente,  dá suporte para os alunos das redes estaduais e municipais do município de Campo Alegre de Lourdes-Bahia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com