TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FINANÇAS PESSOAIS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO FORMOSO-BA: Um estudo na Escola José de Anchieta.

Por:   •  22/10/2017  •  Resenha  •  4.444 Palavras (18 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 18

CAMPUS XIX – CAMAÇARI

Fichamento realizado por Aline Carvalho, Athilson Santos e Gabriela Amorim como atividade de avaliação da disciplina de Leitura e produção de texto, ministrada pela professora Sônia Pinto, no Curso de Ciências Contábeis.[pic 1]

Camaçari, Outubro 2017

Titulo do Artigo: AS FINANÇAS PESSOAIS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO FORMOSO-BA: Um estudo na Escola José de Anchieta.

Bibliografia

Bibliografia: CARMO, R. M.; FREITAS, H.L. S.C. As finanças pessoais dos professores da rede municipal de ensino de Campo Formoso-Ba: um estudo na Escola José de Anchieta. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, UNEB, Salvador, v. 3, n. 1, p. 122-137 jan/abr., 2013.  

Autor Principal: Romilson do Carmo Moreira

1. INTRIODUÇÃO:

       O autor fala que plano Real e a estabilidade financeira do país trouxeram consigo a expansão do credito e as políticas de renda do Brasil onde se ampliou o mercado consumidor do país. No texto também fala do hábito consumista impulsionado pelos comerciais e pela expansão do credito, fez com que os brasileiros ficassem mais endividados causando um desequilíbrio em suas finanças pessoais.

      O autor ainda fala que com a chegada de novos produtos no país por causa do controle da inflação, o consumo aumentou em 50% necessitando de um aumento na disponibilidade de recursos na economia, porém as famílias brasileiras fizeram muitas dividas, e essas dívidas não acompanharam o aumento do salário dessas famílias, e aconteceu que mais de 6% dessas famílias que estão endividadas não tem como pagar ou quitar as divida. Tem-se a necessidade no nosso país de uma política de educação financeira, para que os cidadãos aprendam a organizar e planejar as suas finanças e tenham uma qualidade de vida melhor, porque a ausência dessa orientação faz com que elas gastem mais do que realmente ganham, e que elas tomem decisões erradas que no futuro vão impactar negativamente nas suas vidas, por isso o autor defende que essa política de educação financeira para as famílias comessem na escola, por ele acreditar que nas escolas é o lugar mais propicio para introdução dos ensinamentos financeiros pessoais.

2. A EXPANSÃO DO CRÉDITO NO CONTEXTO DA ECONOMIA BRASILEIRA:

      O autor fala que a expansão de credito é um “mecanismo responsável para resolver a escassez momentânea do país”. O credito ele tem a burocracia reduzida e ampla possibilidades de acesso, fazendo com que muitas classes financeiras que antes não podiam consumir/não faziam parte do mercado, agora pudessem, o autor ainda diz que a disponibilização do credito, fez com que a demanda consumista crescesse.

      O autor conta que quem define os elemento da concessão e os mecanismos de cobrança são o credor, onde ele cria estratégias para monitorar e acompanhar seus clientes, já para os clientes o importante é que eles atendam as suas necessidades, ofertem o credito e os proteja de abusos de empresas ou instituições. Ele cita que a demanda por credito era provocada por dois fatores: O sistema bancário que precisava de receitas para compensar as perdas por causa da inflação e a população que procurava recursos para poder comprar/consumirem novos produtos, por mais que a população procurasse empréstimos o país ainda não estava preparado para um aumento de demanda muito grande e ela queria manter a inflação baixa.

      O credito “adiantamento dos gastos” é um dos maiores elementos de consumo atual apesar de seus juros, melhorou muito o cenário da economia brasileira, ele fala as vantagens da inflação reduzida para aqueles que ofertam e utilizam o credito, e fez a comparação do credito com o PIB para mostrar a quantidade de credito disponibilizada no mercado reforçando que o credito é o grande impulsionador do crescimento e um desempenho melhora do PIB. A classe media brasileira vem participando e crescendo com a expansão do credito, antes aqueles que não podiam comprar por serem de preços elevados, agora podem adquirir desses produtos com mais facilidade. A expansão de credito ajuda a elevar a demanda e gerar novos empregos formando o ciclo da economia.

3. CRÉDITO, DINHEIRO E SUAS DIVERSAS MODALIDADES:

      Nesse tópico vamos ver o autor vai continuar a explicar sobre o credito, fala de como ele só ficou recentemente popular no Brasil devido à estabilidade econômica do país atual circula cerca de 700 milhões de cartões de credito e debito no Brasil, o autor fala a forma como o credito ele funciona que ele é como se fosse um empréstimo que aqueles que não têm o dinheiro no momento na compra, pode usá-lo para adquirir o produto e o mesmo escolhe depois a melhor data para pagar esse “empréstimo” que é fácil de ser adquirido. Por mais que a proposta do credito seja boa, muitos consumidores acabam por utilizar o credito de maneira demasiada e fazem dividas desnecessárias que poderá prejudicar o orçamento no final do mês.

       O autor agora fala sobre a modalidade de credito consignado que s é destinado para pessoas aposentadas ou pensionistas, ele fala que esse tipo de credito está presente no Brasil, que o desconto das prestações do credito, vem diretamente na folha de pagamento, como está nessa citação que está presente no texto “Nesta modalidade, o servidor obtém empréstimos de instituições financeiras ou cooperativas de crédito, a taxas de juros menores que do mercado, não necessitando de apresentação de fiador, desde que, ao assinar o contrato, autorize expressamente o desconto em folha das parcelas relativas à amortização do empréstimo.” (Moreira, 2005, p.191) segundo o texto o governo federal limitou as dividas das pessoas até 30% do nosso salário.

4. CONSUMISMO, ALIENAÇÃO, ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA:

      Neste tópico, vamos ver o autor falar do consumismo, marketing e finanças pessoais, começamos o tópico com o autor, falando sobre a produção o objeto que vai ser consumido, que ao mesmo tempo, que produção cria os objetos a ser consumidos, e nós o compramos. O consumo só vai produzir de acordo com a capacidade e demanda do mercado, as pessoas são induzidas a todo o momento pelo consumo através da psicologia para querer aquele item mesmo que eles não tenham nenhuma necessidade uso ou importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (271.3 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com