TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LONDRINA

Por:   •  11/2/2016  •  Resenha  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA

 

A dissertação Avaliação, Diagnóstico e Encaminhamento de crianças com necessidades educacionais especiais no sistema municipal de ensino de Londrina  de Thaiza de Carvalho Côrrea (2013) é fruto de uma pesquisa para obtenção da titulação de Mestre pela Universidade Estadual de Londrina. A autora direcionou suas reflexões para a análise dos processos de avaliação, diagnóstico e encaminhamento de crianças com necessidades educacionais especiais da Rede Municipal de Ensino de Londrina, tendo em  vista, a reformulação da educação especial municipal, a partir do ano de 2009, com a  transformação das classes especiais em salas de recurso  e da reestruturação da equipe psicopedagógica.

A pesquisa está  estruturada  em quatro capítulos. No  primeiro, apresenta a análise  de  pesquisas realizadas em   três bases de dados: ANPED, CAPES e SCIELO, nas áreas da educação e da psicologia, visando o levantamento dos principais estudos realizados a respeito da Avaliação, Diagnóstico e Encaminhamento de crianças com necessidades educacionais especiais no Brasil.

No segundo capítulo apresenta a metodologia que norteou sua pesquisa. E no terceiro, um recorte da educação especial, especificamente da constituição das classes especiais enfatizando os encaminhamentos, avaliações e o diagnóstico. E  das alterações legais e normativas que, a partir do ano 2000, acarretaram  mudanças nesse processo de um modo geral.

No quarto capítulo, expõe e pondera os resultados obtidos, e por fim, apresenta algumas considerações finais de sua pesquisa.

Na primeira parte, Côrrea destaca que das pesquisas encontradas nas três bases de dados selecionadas,  as que mais aproximaram do seu objeto de estudo - Avaliação, Diagnóstico e Encaminhamento de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais – totalizaram 22 pesquisas. Sendo quatro encontradas na ANPED, nove no SCIELO e nove na CAPES.

Na base de dados ANPED  dentre as pesquisas relacionadas três ensaios teóricos tinham como foco o diagnóstico e a medicalização escolar, “os quais “tornaram-se” prioridade e necessidade na escola atual, para uma melhor “indicação e posicionamento” de crianças, diante de seus professores.” (p. 16).

          Na base de dados SCIELO, a prevalência de artigos relacionados ao tema, foram na área da Psicologia e prioritariamente na questão da avaliação. Diferentes autores discutiram a necessidade de repensar os processos de avaliação educacional,  assim como  a forma como tem sido desenvolvida a avaliação psicológica de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e o laudo psicológico em referência ao encaminhamento de crianças com deficiência.  

        Com base na análise das teses/dissertações encontradas no último banco de dados analisado -  CAPES – Côrrea reitera a problemática da sua pesquisa:

 

Dessa maneira, percebe-se a necessidade de estudos que tornem os processos de avaliação e classificação de alunos com necessidades educacionais especiais como definidores dos espaços escolares a serem (ou não) ocupados por eles. Espaços estes constituídos em um sistema escolar excludente que, por força da lei, deve se transformar em inclusivo e para todos. (p. 22).

Em seguida, explica que a  análise dos processos de avaliação, diagnóstico e encaminhamento de crianças com necessidades educacionais especiais da Rede Municipal de Ensino de Londrina, por sua vez, remete à análise qualitativa dos dados  “que permite ir além de seu “caráter bruto”, compreendendo relações e estabelecendo interpretações que possuam dessa maneira, um contato direto com a realidade” (p. 24). A pesquisa foi estruturada em dois momentos: Análise das entrevistas e Análise dos laudos. O uso da entrevista justificou-se, pelo fato da mesma ser um procedimento de coleta, sistematização e análise de dados. Por isso, o  recurso metodológico adotado foi o de Análise de Discurso.

 A Análise documental ( laudos) teve por finalidade apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação, apontando encaminhamentos, intervenções, sugestões e o diagnóstico.

Côrrea ao fazer apontamentos históricos a respeito da educação brasileira no que tange a inserção em um espaço social revela que esta se constituiu sob pilares elitistas e preconceituosos, estabelecendo um padrão de aluno, de modo que o indivíduo que não tivesse o perfil desejado tornava-se um sujeito cuja escolarização focava-se na reparação dos motivos que os desviavam dos padrões de normalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com