TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APM-MANSO

Por:   •  27/6/2013  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 5

APM MANSO

Cuiabá/MT

26/03/2013

Sumário

1. Introdução 4

2. Objetivo 5

3. Discussão 6

Usina Hidroelétrica 6

Enchente de 1974 em Cuiabá 6

Usina de Manso 6

Localização 6

A Construção 6

Funcionamento da Usina 7

4. Conclusão 10

1. Introdução

Em 1974, a enchente do Rio Cuiabá atingiu cota de 10,87 metros, uma das maiores cheias do rio. A enchente desabrigou 12.000(doze mil) pessoas. A inundação trouxe calamidade publica aos bairros ribeiros do rio. Os estudos para construção de uma barragem que pudesse não só conter as cheias, regular as secas, mas que tivesse múltiplo aproveitamento começou então nesse mesmo ano da inundação. Em 1988 o projeto da construção de Manso começa com a ELETRONORTE. Localizada na confluência do rio da Casca com o rio Manso. As obras ficaram paralisadas por 10 anos e em fevereiro de 1998 a FURNAS assumiu a construção. Em novembro de 1999 as obras foram concluídas. O lago obteve sua cota máxima em 2001. Por se tratar de uma Usina Hidrelétrica de Aproveitamento Múltiplo, a água utilizada para geração da energia elétrica é também responsável pela regularização do nível das águas do rio Cuiabá, o que consequentemente, torna seu nível de oscilação pequeno, variando de 4m à 4,5m entre os períodos de seca e chuva. Está localizada dentro do município símbolo do centro geodésico da América do Sul - Chapada dos Guimarães, tornando esse, um lugar de atração e beleza cênica ímpar.

2. Objetivo

A visita técnica em campo pelos graduandos de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, teve como objetivo proporcionar o conhecimento in loco das funções da Usina de Aproveitamento Múltiplo de Manso (APM Manso), bem como entender o seu funcionamento.

3. Discussão

Usina Hidroelétrica

Usina Hidroelétrica consiste em sumo na geração de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente. Podemos afirmar que o objetivo principal de uma usina hidroelétrica é a geração de energia elétrica.

Enchente de 1974 em Cuiabá

No dia 18 de março de 1974, o Rio Cuiabá atingiu 10,87 metros depois de fortes chuvas que desabaram sobre a capital mato-grossense. Conforme a FURNAS no ano de 74 as enchentes atingiram 2400 edificações e 12 mil pessoas. No ano de 1995 a cota do rio chegou a 10,50, quando cerca de oito mil pessoas ficaram desabrigadas, segundo o jornal ‘A Gazeta’ da região. Com a construção da Usina de Manso, passou a existir certo controle sobre o volume das águas do rio Cuiabá. Segundo Rubem Mauro apud

(Rodrigues, 2010), com a Usina de Manso foi possível evitar, no ano de 2010, outra enchente, pois o volume de chuva foi o maior dos últimos 79 anos, chegando a atingir 423,6 mm, ante média histórica de 220,0 mm. O rio Cuiabá atingiu a cota de 8,0 metros na régua limnimétrica, sendo a cota de alerta de 8,5 metros. Não fosse o fechamento das comportas da Usina, a cota chegaria a 9,5 metros. Isso se deveu ao fato de a Usina estar com capacidade de 80% do seu volume, havendo, portanto, sido capaz de captar um maior volume de águas pluviais e manter o escoamento controlado através das comportas.

Usina de Manso

Localização

Segundo SILVA, 2007, o APM Manso está localizado no município da Chapada dos Guimarães a 85 km de Cuiabá (MT), na região centro sul de Mato Grosso. O reservatório se situa à jusante da bacia do rio Manso, afluente da margem esquerda do rio Cuiabá. Os principais afluentes do rio Manso são os rios Casca, Palmeiras, Quilombo e Roncador. Os rios Casca e Manso compõem, com o rio Cuiabá, uma sub-bacia do rio Paraguai e representam 2% da bacia que controla o complexo do Pantanal.

A Construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »