TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE SEMENTES DE PINHÃO MANSO

Por:   •  18/4/2018  •  Artigo  •  2.958 Palavras (12 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA: PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

PROFª. Drª ARTEMIS GUIMARÃES

Leila Ivete Teixeira Monteiro[1], Milton Luis Felipe Muhngo[2]

PRODUÇÃO DE BIODISEL A PARTIR DE SEMENTES DE PINHÃO MANSO: AVALIAÇÃO DO SEU POTENCIAL EM CABO VERDE

Resumo

.

PORTUGUES E INGLES

PALAVRAS CHAVES

.

.

.

  1. Introdução

O uso de combustíveis fósseis tem aumentando consideravelmente nas últimas décadas, e visando que a crise petrolífera vem aumentando, causando reflexos na economia. Também é preciso considerar os aspetos ambientais.

O mundo necessita de energia limpa e barata, por isso vem se aumentando a procura de fontes de energias renováveis alternativos que é sem dúvida um grande desafio para o mundo moderno.

  1. Objetivos:

O principal objetivo desta pesquisa é estudar a produção de biodiesel proveniente de sementes de pinhão manso e avaliar o potencial do mesmo em cabo verde.

  • Específicos:

  • Apresentar os métodos de extração do óleo de pinhão manso
  • Analisar dados de caracterização do óleo de pinhão manso proveniente de Cabo Verde
  • Estudar o potencial de Cabo Verde para a utilização de pinhão manso na produção de biodiesel.

  1. Justificativa

Entre muitas vantagens, o biodiesel é um combustível biodegradável, apresentando baixa emissão de C02, e sendo também compatível com combustíveis fosseis nos motores a diesel comerciais, não exigindo praticamente nenhuma adaptação ou mudança dos mesmos. (KNOTHE et,al, 2006)

É grande a diversidades de oleaginosas aptas a serem utilizadas como fonte de matéria prima promissora para a fabricação desses produtos tais como: Soja, pinhão manso, girassol, amendoim, mamona etc.

O pinhão manso, é uma oleaginosa que, ainda não é utilizada na cadeia alimentar humana ou animal, mas tem grande potencial para a produção de biodiesel.

A espécie possui algumas características potenciais para ser usada na produção de biodiesel como: rendimento de grãos e óleo, boa qualidade do óleo para a produção de biodiesel, adaptabilidade a diferentes regiões, possibilidade de inserção na cadeia produtiva da agricultura familiar entre outras. (DURÃES e LAVIOLA, 2009)

Tendo em conta a resistência da planta em relação a seca, ela conseguiu se adaptar as condições edafoclimaticas de cabo verde, onde nos séculos passados, pelo valor econômico que representava a sua semente e potencialidades de produção se destacou como produto de exportação para a indústria de saboaria e de óleo para a iluminação.

Cabo verde é um país de escassos recursos naturais, que recorre a importação de combustíveis fosseis para produzir os bens básicos necessários para o seu crescimento econômico, então desenvolver e utilizar fontes de energia alternativos como o biodiesel produzido a partir de sementes de pinhão manso é de grande importância para o desenvolvimento sustentável.

  1. Revisão de literatura

  1. Biocombustíveis

Segundo a legislação Brasileira (Lei nº 9.478/97, art. 6º, inciso XXIV) que define:

Biocombustíveis como combustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna ou, conforme regulamento, para outro tipo de geração de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.

 

Também podemos de forma simples definir biocombustíveis como combustíveis produzidos através de matéria-prima biologias renováveis de fontes vegetais como: milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, óleo de palma, algodão, carvão vegetal, algas etc. Gordura animal, e outras fontes renováveis. (SALLET, Cíntia 2011).

Os biocombustíveis se apresentam como solução viáveis para as questões ambientais e sócias com matéria-prima na forma solida (Biomassa) e liquida cujo os principais são etanol, biodiesel. Que podem ser usados como aditivo aos combustíveis proveniente de elementos fosseis como a gasolina, e Diesel.

  1. Biodiesel

Pode ser definido com um combustível biodegradável proveniente de matéria prima como gorduras animais, óleo residual etc. é proveniente de processos químico reacionais designado por transesterificação que baseia-se no princípio da reação de triglicerídeo com um intermediário activo, que é formado pela reação de um álcool de cadeia curta que pode ser o metanol ou o etanol em conjunto com um catalizador produzindo um éster (Biodiesel) e o glicerol como um subproduto (CORREIA, 2009 apud PARENTE, 2005).  

No Brasil segundo á agencia nacional do petróleo óleo e Gás (ANP) o biodiesel é tido como:

Combustível renovável obtido a partir de um processo químico denominado transesterificação. Por meio desse processo, os triglicerídeos presentes nos óleos e gordura animal reagem com um álcool primário, metanol ou etanol, gerando dois produtos: o éster e a glicerina. O primeiro somente pode ser comercializado como biodiesel, após passar por processos de purificação para adequação à especificação da qualidade, sendo destinado principalmente à aplicação em motores de ignição por compressão (ciclo Diesel).

  1. Jatropha curcas “Pinhão-manso”

O nome genérico vem do grego “iatrós” (médico) e “trophé” (comida), uma alusão ao uso da planta para fins medicinais (Heller, 1996).

O pinhão-manso, purgueira ou também conhecida pelo nome técnico jatropha curcas é uma planta selvagem que pode crescer em zonas áridas do semiárido do agreste, exigindo pouca agua e fertilizantes, podendo sobreviver em solos inférteis, além de ser resistentes a pragas. Possui grande rendimento de sementes sendo continuo por mais de 30 anos. As flores são pequenas e amarelo-esverdeadas, sendo o fruto uma cápsula com sementes escuras, lisas, onde se encontra uma amêndoa branca (Araújo et al., 2007). O fruto tem um peso aproximado de 15 g, tendo a semente 2-4 g. Em média, cada árvore madura produz 3,5 quilogramas de sementes, por ano, quando cultivada sob condições ótimas (Parawira, 2010), sementes, essas, cujo conteúdo em óleo pode variar entre os 27 e os 40%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (345.2 Kb)   docx (514.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com