TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APR trabalho de limpeza

Por:   •  8/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  4.034 Visualizações

Página 1 de 7

Elaboração: Suzelaine Lorca

Aprovação: Vicente Filho

[pic 1][pic 2]

EPI’s e EPC’S – Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos

Botas de borracha

Uniforme

Luvas de látex

Avental

Máscara descartável PFF2

Rede de cabelo ou touca

Equipamentos Operacionais

Vassoura; rodo; escovão; pano; esponja, esponja de aço, cabo extensor; escada manual dupla; carrinho transportador de material de limpeza;

Conceitos Legais

  1. De acordo com o Capítulo V, Art. 157 da CLT e Norma Regulamentadora Nº 1, item 1.7 da Portaria 3.214/78 da Lei 6.514/77, os empregados deverão ser informados quanto as obrigações e proibições estabelecidas nos procedimentos de Segurança e Medicina do Trabalho.
  2. Todo e qualquer acidente do trabalho, deverá ser comunicado de imediato ao seu superior, para que possa ser providenciado o atendimento necessário e emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho – (CAT), cujo o prazo é de 24 horas ou 1º dia útil após a ocorrência do acidente.
  3. Segundo o Art. 158, combinado com o item II do Art. 157 da Consolidação das Leis do Trabalho – (CLT), o não uso dos Equipamentos de Proteção Individual – (EPI´s) fornecidos pela Empresa, bem como o não atendimento ao descrito nesta Ordem de Serviço, constitui “Ato de Indisciplina” previsto no Art. 482 alínea “H”, ficando o empregado sujeito a sanções disciplinares.
  4. Informar os trabalhadores dando conhecimento dos riscos de acidentes e/ou doenças ocupacionais, que por ventura venham a existir no ambiente de trabalho e instruí-los quanto à forma de eliminar ou neutralizar os riscos através da conscientização, medidas administrativas, utilização de EPC´s e EPI´s.

Regras e Proibições

  1. Usar o EPI recomendado para sua função, verificando que o mesmo esteja em perfeito estado de conservação, manutenção e funcionamento.
  2. Vestir roupas adequadas para a tarefa que vai executar, não utilizando adornos pessoais, tais como: anéis, correntinhas, pulseiras entre outros durante o horário de trabalho.
  3. Manusear apenas ferramentas em perfeitas condições de uso e limpeza.
  4. Em locais com altura acima de 2,0m ou em periferia de laje, usar cinto de segurança fixado a cabo de segurança ou ponto fixo.
  5. Não improvisar ligações elétricas, não sendo permitido o uso de fios soltos, desencapados ou com emendas em máquinas e equipamentos; proibido uso de benjamins, chamar um eletricista sempre que necessário.
  6. Não utilizar andaimes que não apresente perfeitas condições de segurança como: plataforma total, guarda-corpo, rodapé e perfeita estabilidade.
  7. Não utilizar escadas que não apresente perfeitas condições de segurança, tais como as que apresentem rachaduras, quebradas, pintadas (madeira).
  8. Não fumar ou alimentar-se, durante sua atividade profissional.
  9. Não consumir bebida alcoólica ou qualquer outro tipo de entorpecente.
  10. Paralisar seu serviço sempre que constatar qualquer irregularidade quanto a sua segurança, comunicando imediatamente a seu superior hierárquico.
  11. Manter limpo e organizado as áreas de vivência.

Assinatura

Elaborador

Aprovador

        

Riscos

Contaminação

Possíveis Danos

Medidas de Segurança

Contato pela derme com substância química.

As infecções de pele, como furúnculos, impetigo, são algumas das manifestações cutâneas que são causadas pela contaminação com germes.

As micoses e escabiose (popularmente conhecida por sarna) também são complicações que podem ser desencadeadas.

Luvas descartáveis (e/ou lavagem das mãos antes e após a manipulação de qualquer material de possível contaminação);

Máscara e óculos de proteção

Escorregar

Queda de pessoas em mesmo nível

Fratura

Botas de borracha

Ao efetuar limpeza nos pisos e outros locais que possam deixá-los escorregadios, estes devem ser sinalizados, com proibição de transitarem no local. O Empregado deverá estar utilizando bota de borracha com solado antiderrapante.

Inalação de vapores

Doenças respiratórias

Máscara descartável PFF2 para vapores orgânicos.

Ingestão e/ou absorção de fluídos contaminados

O risco de infecção intestinal ou de garganta nas crianças e idosos é mais iminente.

Uso de uniforme adequado, Avental

Máscara e óculos de proteção

Irritação Cutânea

Contato direto com produtos de limpeza

Luvas de borracha e uniforme adequado

Alergias Diversas/ Erupções na pele

Ergonomia

Postura errada ao executar tarefa

Fadiga da Lombar

Ao efetuar limpeza nos pisos e outros locais que possam causar postura inadequada, realize movimentos uniformes, evitando movimentos bruscos, utilizando assim os músculos dos braços e pernas, bem como mantendo o coluna ereta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com