TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SALA DE AULA

Dissertações: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SALA DE AULA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SALA DE AULA

Ao falar sobre a EJA temos que deixar em evidência sobre como esses estudantes pensam e aprendem nessa modalidade de ensino , pois os mesmos já não são mais crianças , pois grande parte deles foram excluídos da escola , ou seja, não tiveram acesso a mesma na idade certa e também como estes alunos estão inseridos na sociedade ( grupos culturais).

O aprendizado para jovens e adultos é diferente, pois eles já têm experiências de vida e um vasto ( adultos) conhecimento do mundo, ressalto também que o interesse pelo aprendizado dos jovens e adultos se direcionam para o desenvolvimento das habilidades que eles podem utilizar na sua profissão, eles se atêm ao conhecimento imediatista e dificilmente guardam ou procuram conhecimentos a serem utilizados a longo prazo. Pensando nisso, o professor deve utilizar-se de metodologias que causem curiosidade em buscar mais conhecimento por parte destes estudantes, pois, muitas vezes os mesmos encontram-se desestimulados e com uma baixa auto estima, indicando que pode ter ocorrido algo fora da escola que os obrigou a retornar aos estudos.

Porém, vale enfatizar que nem por isso, os jovens e adultos não são inteligentes, porque os modos de funcionamento cognitivos são equivalentes em todos nós independente de sermos crianças, jovens ou adultos .

Existem duas condições básicas importantes para que haja uma aprendizagem significativa sendo que a primeira é a disposição para aprender que o aluno tem que ter, somente com essa disposição o discente terá uma participação ativa no processo de ensino-aprendizagem e a segunda condição e não menos importante, é o conteúdo escolar, que tem que ser lógico e significativo para o aluno, principalmente quando tratamos da Educação de Jovens e Adultos , é nesta condição que o professor é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem , pois dependerá da metodologia de ensino que ele utilizará que contribuirá para uma real aprendizagem dos discentes.

A aprendizagem significativa é na verdade a forma própria do que se aprende pelo discente, ou seja, é a forma que o discente entende o conteúdo relacionando-o com a utilidade em seu cotidiano.

Mas para que o aluno tenha esta aprendizagem , o professor tem que dar o suporte necessário, utilizando-se de diversas metodologias de ensino que façam com que o aluno aprenda de fato os conteúdos lecionados. Por isso, o docente deve ver a formação de professores como uma área de conhecimento e de investigação que enfatizará os estudos de processos dos quais os professores aprendem e desenvolvem a sua competência profissional. No curso de formação de professores é imprescindível o professor utilizar-se da práxis ( teoria e prática) para colocar os seus conhecimentos em sala de aula. Dessa forma, conseguiram processar e implementar novas informações em sala de aula, promovendo assim, uma nova forma de ensinar .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com