TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POTENCIAÇÃO: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE JOGOS

Exames: POTENCIAÇÃO: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE JOGOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

GILVAN APARECIDO ARAÚJO SANTANA

RENATA DA SILVA ASSIS

POTENCIAÇÃO: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE JOGOS

São Raimundo Nonato - PI

2013

GILVAN APARECIDO ARAÚJO SANTANA

RENATA DA SILVA ASSIS

POTENCIAÇÃO: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE JOGOS

Projeto de Pesquisa desenvolvido na disciplina Núcleos Temáticos do Curso de Licenciatura em Matemática como Trabalho Final da mesma, realizada na Unidade Escolar Deolindo Lima.

São Raimundo Nonato - PI

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. OBJETIVOS 04

2.1 OBJETIVO GERAL 04

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 04

4. JUSTIFICATIVA 05

5. MARCO TEÓRICO 06

6. METODOLOGIA 08

7. CRONOGRAMA 09

REFERÊNCIAS 10

ANEXOS

1. INTRODUÇÃO

Tradicionalmente, a matemática é considerada como uma disciplina complexa e difícil de assimilar, pelos alunos, que costumam dizer que tem medo dela. Não é de hoje que os alunos têm dificuldades imensas com a matemática, inclusive na aprendizagem das potências e suas propriedades. Contudo, para que os alunos aprendam potenciação, é necessário que, em primeiro lugar, tenham domínio sobre assuntos como a teoria de conjuntos numéricos e as operações fundamentais, pois dominando estes fundamentos, torna-se mais fácil para o professor fazê-los pensar matematicamente o mundo. Os jogos são uma importante ferramenta didática para auxiliar o professor a não apenas repassar ou reproduzir fórmulas aos alunos, mas ajudá-los a construir conhecimentos, pois despertam o interesse e a motivação através do aprender brincando além de chamar a atenção deles para a aprendizagem de diversos assuntos de matemática.

Através de jogos os alunos se sentem mais estimulados e aprendem com mais prazer, de maneira divertida, tendo em vista que são estimuladores de aprendizagem. Quando o professor propuser atividades através de competições, desenvolverá no aluno além de habilidades de se trabalhar em grupo, sua capacidade cognitiva, capacidade de resolver problemas e de raciocínio lógico. Além disso, cada jogo é composto de regras, definições, deduções, e, assim, os alunos têm a oportunidade de observar a correlação dos jogos com a matemática e, consequentemente, com a potenciação.

Diante disso, nos propomos a pesquisar sobre a seguinte problemática: como os jogos podem contribuir na aprendizagem do conceito de potência?

2. OBJETIVOS:

2.1 GERAL:

• Analisar como os jogos contribuem na aprendizagem do conceito de potências.

2.2 ESPECÍFICOS:

• Identificar habilidades para a interpretação e apreensão de conceitos da potenciação através de jogos.

• Apontar de forma teórica-prática situações lúdicas através de jogos como recursos metodológicos no processo de ensino-aprendizagem.

3. JUSTIFICATIVA

Entendemos que o manuseio de jogos no ensino de potências instiga uma vontade maior de aprender e proporciona uma aprendizagem significativa, uma vez que incorpora o lúdico em um assunto bastante importante, sem que o aluno se atenha apenas a memorizar as propriedades.

Para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem (AUSUBEL apud PELIZZARI et al., 197?, p.38).

É de grande importância conhecer sobre os vários tipos de conteúdos que nos ajudam a facilitar, cotidianamente, nossa vida. E um exemplo disso são as potências. Elas nos ajudam a compreender melhor as ideias de multiplicação, nos abrem as portas, através de suas propriedades, e tem aplicação não somente na Matemática, mas também em outras Ciências.

(BRASIL, 1998) Trata a questão dos jogos como recurso didático importante no ensino da matemática, quando aponta que os mesmos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções.

Acrescenta ainda:

Os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes – enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da crítica, da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório – necessárias para aprendizagem da Matemática (BRASIL, 1998).

Xadrez, dama, quebra-cabeça, jogos de estratégia, entre outros, são vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com