TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Significativa

Por:   •  9/6/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Aprendizagem Significativa :é o processo por meio do qual uma nova informação se relaciona-se com conceitos já preexistentes na estrutura cognitiva do individuo. A partir do momento em que o aluno já tem um conceito geral o conhecimento pode ser construído de modo a liga-lo com novos conceitos adquirido ajudando na compreensão de novas informações, dando significado real ao conhecimento adiquirido.

Desse modo o aluno precisa de motivação para descobrir, explorar,aprender, no âmbito pedagógico fazendo assim com que o aluno confronte com situações de novidade, complexidade,ambiguidade,etc,e com isso ele consiga ativar a motivação que a dentro dele provocando uma curiosidade natural e uma atitude exploratória reduzindo assim o conflito conceitural,fazendo que seja sanada as duvidas em cada situação que o aluno possa a vir enfrentar.

A proposta de Rogers (1969) de ensino diretivo ou de ensino centrado no aluno que é uma educação adaptadas necessidades de cada individuo, faz com que o desenvolvimento pessoal do aluno fique no centro do processo educacional como prioridade da educação que a pessoa aja de maneira integrada e efetiva que encontre a sua identidade particular e construa a sua própria realidade.

Na realidade os autores veem os alunos como responsável ultimo do seu próprio conhecimento, com o seu modo de pensar e seus próprios meios.

O conteúdo a ser ensinado ao aluno deve chamar a atencao dele,precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente significativa e o que o aluno já conhece. É necessário que o conteúdo seja potencialmente significativo do ponto de vista psicológico.

A significância lógica e a psicológica no conteúdo de aprendizagem ainda não são suficientes para que o aluno construa significados. Ele precisa de uma atitude favorável para a aprendizagem significativa a intencionalidade do aluno para se relacionar com o novo material de aprendizagem com o que já conhece, com os conhecimentos adquiridos previamente , com os significados já construídos.

Quando falta a intencionalidade do aluno ele memoriza a aprendizagem de forma repetida , e isso não é uma forma correta do aluno aprender o conteúdo, o aluno é o responsável pela a sua própria aprendizagem no decorrer do seu conhecimento, mas é o professor que direcionadas atividades nas quais o aluno participa, que determina um maior ou menor grau de profundidade dos significados construídos.

Os trabalhos de Marton e Entwistle e seus colaboradores perceberam que numa serie de investigação dirigida para estudar a aprendizagem a partir da perspectiva dos próprios alunos, apresentou uma tarefa de forma idêntica a um grupo de alunos, fara com que eles observem à adoção de enfoques bem diferentes ,a intenção será estabelecer ligações com seus conhecimentos prévios e suas experiências pessoais. Estes autores identificaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com