TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Aitividade ás Praticas Supervisionadas

Artigo: APS - Aitividade ás Praticas Supervisionadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  9.747 Palavras (39 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 39

1 INTRODUÇÃO

O crescimento da economia brasileira vem demonstrando ano a ano o quanto é forte e estável, parte desta conquista foi e é impulsionada pela industrialização de bebidas que gera bilhões de dólares em vendas todos os anos.

Neste setor de fundamental importância destaca-se o setor refrigerantes; mesmo com a crise do etanol dos últimos anos ocasionada pela baixa produção vem encontrando formas de manter o mesmo patamar de produção sem prejudicar o lucro da empresa e principalmente o país.

A empresa Jatobá atua em varias áreas da produção de bebidas, que vai desde refrigerantes, sucos, passando por chás, cervejas, água e até mesmo energéticos. Demonstraremos nesse trabalho o caminho de como o planejamento, a logística e principalmente a organização faz dessa empresa um sucesso de vendas neste ramo de atividade.

2 FUNDAMENTAÇAO TEORICA

2.1 Logística e Subsistema de Abordagem

Logística é atividade de materiais e distribuição física, no controle da movimentação e coordenação demanda suprimento. Administração de materiais e o agrupamento de matérias e coordenação das atividades na demanda de produtos podem-se concluir que uma empresa engloba todos os materiais e a manutenção dos dispositivos (equipamentos e ferramentas). Administração e necessária nos departamentos de compras, recebimento, planejamento, trafego e estoque, também na movimentação dos produtos acabados ate que chegue ao consumidor.

A economia brasileira esta em expansão, mas com a alta inflação as empresas passam por problemas na produção e preços elevados. Então as empresa as empresas buscam no governo o apoio e assistência, talvez se as empresa fizerem uma revisão de seus padrões e operações e eliminassem os elementos ineficientes e concentra-se em melhoria da qualidade, seria possível que a levassem ao crescimento.

Os administradores estão mudando os aspectos o fluxo de controle, agora o foco é produza-estoque-venda, num planejamento de produtos isso se se chama logística. Também coordenam os suprimentos, a produção, embalagem, transporte, comercialização e finanças, controlando as atividades com eficiência e mínimo de capital investido.

Administração logística é muito importante no Brasil e vem crescendo por que a custo nos serviços de transportes e armazenagem; desenvolvem análise logísticas; administração em sistema mais complexos; disponibilidade de produtos logísticos; mudanças no mercado nos canais de distribuição, em especial para bens e consumo e administração dos estoques para os fabricantes. Com uma boa Administração logística a indústria balanceia os custos dos produtos. O produto final e as decisões tomadas por outros membros visando sempre minimizar os custos e reduzir riscos, a meta do sistema logístico é fornecer produtos úteis para o mercado com preços realistas que cubram os seus custos e garantam lucros. Quando o custo total de manutenção e estoque ao longo do sistema logístico seja desproporcional a demanda de produtos no mercado, é preciso fazer operações no sistema e evitar aumentos nos preços dos produtos, a solução é a dinamização do sistema logístico mudando as operações no sistema.

A natureza das mudanças no sistema logístico varia de setor. A casos que o gerente de compras leva em consideração a quantidade econômica dos fornecedores e estoque físico disponível normalmente gerente e fornecedor tentam entrar em acordo. O elemento de apoio logístico da empresa foram dominados e obscurecidos no passado pelas atividades de produção e marketing, porém com o custo do espaço de estocagem e transporte aumentando cada vez mais as indústrias exigem serviços mais rápidos e eficientes.

O conceito da armazenagem está sofrendo modificações, a meta de utilização dos depósitos, estocagem e rotatividade é muito cara e deve ser evitada. Uma vez identificados os setores ineficientes será necessário que a empresa prepare planos pra estabelecer um novo sistema logístico, vê-se ai a importância da logística, que reduz imperfeições. O reconhecimento do efeito da logística em uma indústria somente levará ocorrência de problemas industriais a maioria das empresas brasileiras desenvolveram política gerencial, ganham a partir do momento em que a empresa esteja dotada de pontos de apoio, conclui-se que estes pontos de apoio devem ser treinados de seus profissionais e utilização de sistemas com a características da empresa como: linhas de produtos na proporção do aumento de vendas, produtos menos complexos e manter produtos para atendimento ao cliente. Durante o processo de evolução o sistema de gerenciamento e controle deve seguir os pontos de apoio citados acima.

É no almoxarifado o armazenamento e processamento manual de entrada e saída dos materiais, mas em virtude do constante crescimento da movimentação dos materiais esse sistema também começa a mostrar deficientes, novos componentes vão tornado-se necessário e o armazenamento e controle sequencial fica impraticável, com a perda de dinheiro quando se armazena o mesmo item em locais diferentes.

Quando se inicia o processo de utilização do computador para controlar e gerenciar os estoques muitas empresas acreditam que o computador se restringe apenas a contratação física do computador, esse tipo de “Filosofia” por muitos chamados de ilusão em curto prazo e culpada por um acumulo de problemas. Mas qualquer alternativa vai esbarrar em projetos de definições de sistema logístico que consumirão tempo e dinheiro. Por isso um planejamento eficiente de desenvolvimento dos sistemas é importante para empresa. Deve-se estar sempre presente em qualquer situação, a precisão das informações as quais podem afetar a operação da companhia em níveis de eficiência adequados.

Ainda segundo os autores sobre o trabalho logístico “... todas as empresas necessitam de apoio e cooperação de várias outras empresas para a consecução de seu processo logístico. Essa cooperação une as empresas em termos de metas, políticas e programas comuns. Considerando a perspectiva de toda a cadeia de suprimento, a eficiência é aprimorada por meio da eliminação de duplicação e desperdício”.

2.2 Logística reversa e Conceito de ciclo de vida

Hoje em dia ouve-se muito de logística reversa, os benefícios que trás para as organizações que estão adotando esse método. Um exemplo de logística reversa são empresas de bebida que devem gerenciar o retorno das embalagens desde os pontos de venda até os centros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com