TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS- Atividades Praticas Supervisionadas

Pesquisas Acadêmicas: APS- Atividades Praticas Supervisionadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  4.096 Palavras (17 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 17

2013

RESUMO

Este trabalho apresenta como tema principal o estudo da logística da empresa Direct Express Logística Integrada, e tem como objetivo geral avaliar a administração dos recursos e gestão de estoques, quanto a sua eficiência e eficácia.

Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa bibliográfica que abrange a leitura, análise e interpretação de livros e a metodologia aplicada.

Neste documento será apresentada a história da organização, como são projetados os sistemas de atividades, os níveis hierárquicos, suas estratégias quanto à interação das pessoas para desempenhar funções essenciais que ajudem a alcançar as suas metas e chegar a excelência.

No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: Administração de recursos, gestão de estoques, programa mestre de produção, gestão da cadeia de suprimentos..

Palavras chaves – Direct Express. Logística. Gestão. Estoques.

Sumário

INTRODUÇÃO 7

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8

1.1 Ferramentas da Logística 8

1.2 Distribuição Física 9

1.3 Logística Reversa 10

1.4 Logística Integrada 12

1.5 Movimentação de Material na Cadeia de Suprimentos 12

1.5.1 Equipamentos para transporte 14

2. História 15

2.1.1 Concorrentes e seus aspectos relevantes 16

2.1.2 A sociedade e as comunidades vizinhas 17

2.1.3 Principais parceiros 18

2.1.4 Organograma 19

2.2. Estudo de Caso 21

3.7 Sugestões de melhoria 22

4 Conclusão 23

AGRADECIMENTOS 24

Bibliografia 25

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1 – Organograma………………………………………..…….……. 20

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

WMS – Warehouse Management System

TMS – Transportation Management System

ERP – Enterprise Resource Planning

MRP – Material Requirement Planning

CSCMP- Council of Suplly Chain Management Professionals

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal a logística e a administração dos recursos, e a forma em que elas se apresentam dentro da organização. O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar a organização como função administrativa e estudar as formas de tomadas de decisão da empresa Direct Express Logística Integrada e sua história.

Pela importância do tema no contexto administrativo, avaliam-se o planejamento e controle quanto ao seu rendimento entre os resultados obtidos e os recursos empregados na empresa, e pela necessidade de investigação e sugestão de melhoria a cerca dos processos e da forma de gestão.

O projeto pedagógico constitui um meio e um instrumento para o aprimoramento de aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula, aliada a realidade organizacional. Favorecendo um meio de reflexão critica da realidade a partir dos fundamentos teóricos e da observação de uma organização em situação real.

Para a elaboração deste artigo, uma pesquisa em profundidade foi utilizada, para melhor se compreender a estrutura organizacional foi utilizado à metodologia bibliográfica que abrange a leitura, análise e interpretação de livro e a aplicada. A organização estudada trata-se de uma empresa de grande porte, de logística voltada fortemente para distribuição de e-commerce Express.

Este trabalho está esquematizado da seguinte forma:

No primeiro capitulo consta a fundamentação teórica e os aspectos que serão analisados para sugestão de melhoria.

Em sequencia, conta o estudo de caso com a história da organização, seus principais produtos, mercados e concorrentes, sua estrutura organizacional, e os seus processos decisórios

Por fim, consta a análise e sugestão de melhoria identificada na visita técnica, às considerações finais, conclusão e o fechamento do trabalho.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para objetivos e metas alcançadas todas as empresas dependem de pessoas qualificadas, motivadas, integradas e produtivas. Uma área de extrema importância para as organizações é a logística, esta gestão é responsável por dispor recursos, equipamentos e informação para a execução de todas as atividades da empresa. Já se conclui o quão importante é esta gestão dentro da organização.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com