TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho Universitário: APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 4

1. REVISÃO CONCEITUAL

A administração de recursos humanos em uma organização envolve métodos, técnicas e praticas para administrar e potencializar o capital humano. Determina, em grande parte, o sucesso ou insucesso da organização.

A ARH faz a gestão dos esforços e atividades das pessoas para atingir os objetivos da organização. Os objetivos centrais da ARH são: Atrair capital humano capacitado e qualificado; desenvolver todo o potencial desse capital e adaptá-los a organização; mantê-los comprometidos e satisfeitos.

A ARH surgiu para administrar os conflitos entre pessoas na época da revolução industrial e hoje tem importância estratégica nas empresas e representa um diferencial competitivo que impacta positivamente no desempenho da organização.

1.1. Teoria 1

Cabe a administração de recursos humanos garantir a satisfação dos recursos humanos e o comprometimento visando os objetivos, atividades técnicas e atividades burocráticas, isso dentro dos três níveis de ARH, que são: Nível estratégico, tático e administrativo.

Planejamento, recrutamento, seleção, orientações, treinamento, avaliações, remuneração, promoção e desligamento, estão entre o conjunto de atividades do processo de administração de recursos humanos.

Fatores ambientais influenciam no processo da ARH e monitora essas influências, entre elas a globalização, legislação, tecnologia, demografia, etc.

A administração de recursos humanos é responsável, por atrair trabalhadores competentes, determinar as necessidades da organização, detectar e avaliar possibilidade de reconversão, definir necessidades de treinamento, avaliar o impacto de novas tecnologias na empresa.

O recrutamento localiza, identifica e atrai candidatos qualificados para ocupar cargos na organização. O mesmo pode ser interno, preenchendo o cargo com os funcionários existentes na empresa; ou externo, que abre processo para candidatos de fora da empresa. Isso, através de anúncios em jornais, na internet, em agencias de emprego, headhunters, etc.

O recrutamento interno é mais rápido, motiva os funcionários, reduz a duvida quanto a competência e o desempenho do mesmo; porem pode gerar conflitos internos, limita escolhas e obriga a organização a substituir o funcionário escolhido para ocupar a outra posição. Já o recrutamento externo renova o quadro da organização, traz novas idéias e energias, propicia a ampliação de conhecimento do mercado, aproveita experiências anteriores do candidato, aumenta a visibilidade da organização no mercado, mas também é mais demorado e mais caro, gera desmotivação entre trabalhadores atuais e pode ter impacto na política de remuneração.

A Seleção avalia as competências e qualificações dos candidatos e vem logo após o recrutamento. Existem várias ferramentas de seleção, mas as entrevistas são as mais influentes na decisão.

A motivação explica as variações comportamentais e é muito importante para as empresasse manterem no mercado. Ela está diretamente ligada ao comportamento das pessoas que se movimentam em busca de algo, se dirige aos objetivos ativados por um conjunto de necessidades.

As organizações dependem do desempenho individual ou grupal de seus colaboradores e a força de trabalho deve apresentar disposição para realizar tarefas no dia a dia das organizações e ai entra a motivação.

Maslow criou uma teoria que defende o fato de as necessidades do individuo estarem dispostas em uma seqüência hierárquica, onde as necessidades baixas são satisfeitas, para posteriormente as altas serem satisfeitas. As necessidades mais elevadas motivam ainda mais o individuo isso significa que ele aumentará seu esforço para satisfazer essa necessidade. Uma necessidade leva a outra e se o individuo não supre adequadamente determinada necessidade, a próxima esta comprometida. O ponto importante dessa teoria é o fato de que o desenvolvimento das pessoas se dá a partir da descoberta de suas necessidades e como podem ser satisfeitas, assim a organização pode oferecer incentivos e desenvolver o potencial de seus colaboradores.

O treinamento e o desenvolvimento têm por objetivo melhorar o desempenho do cargo, ampliar as habilidades e competências do individuo e do coletivo. Existem diversos métodos de treinamento e os mesmo impulsionam a eficiência, aumentam a produtividade e elevam os níveis de qualidade.

A administração dos recursos humanos passa por constantes modificações e renovações, a fim de desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com