TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Atividades Práticas Supervisionadas

Ensaios: APS - Atividades Práticas Supervisionadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este Trabalho tem por objetivo abordar as Teorias da Administração, onde foi realizada uma pesquisa com uma empresa de pequeno porte chamada Clínica Veterinária 2V.

A Clínica Veterinária 2V coloca em prática boa parte dos conhecimentos nas Teorias da Administração com todos objetivos organizacionais: Sobrevivência; Crescimento; Lucratividade; Produtividade; Qualidade; Redução de Custos; Clientes; Mercado e Competitividade, utilizando a Burocracia de Max Weber e a Teoria das Relações Humanas desenvolvida por John Dewey, Kurt Lewin e Elton Mayo, com isto a empresa segue desenvolvendo uma boa administração. Conseguimos identificar tudo isto envolvendo um sistema de informações e conhecimentos e com entrevista diretamente com o dono Valeriano Voltarelli Junior.

2. Estudo do Caso

2.1. Perfil da Organização

A Clínica Veterinária 2V é uma empresa de pequeno porte, de origem familiar. Atua no ramo de cuidados com os animais de pequeno porte, utilizando o uso de banho e tosa com direito a buscar e levar os animais até as suas residências.

2.1.1 Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa.

Foram elaborados estudos e pesquisas da empresa do Valeriano Voltarelli Junior, com o nome Clínica Veterinária 2V. Empresa de origem familiar localizada em uma área comercial na Avenida Neca Junqueira 981 – Guariba. Atua no mercado desde fevereiro de 1991 no ramo de cuidados com os animais , isto é, consultas, cirurgias, internação e pet shop. Fundada em fevereiro de 1991, empresa simples com apenas um dono sendo ele Valeriano Voltarelli Junior, que foi influenciado pelo seu grande amor por animais, sendo ele o primeiro a abrir uma Clínica Veterinária na cidade de Guariba. Localizada ao centro da cidade , de fácil acesso e maior concentração de pessoas. Inicialmente o Veterinário não fazia alguns tipos de cirurgias, e também não buscava os animais em suas residências para fazer banho e tosa. Desde então, vem aprimorando seus serviços como o de buscar os animais em suas residências para fazer banho e tosa, e também vem aprimorando o seu conhecimento sobre cirurgias.

2.1.2 Citar a composição da força de trabalho

Empresa de pequeno porte composta por quatro funcionários sendo a mão de obra sua principal força de trabalho.

ORGANOGRAMA

A estrutura da empresa é linear e o poder decisório é centralizado.

O chefe (dono da empresa) tem as funções de administrar, gerenciar, contabilizar, coordenar e conceitua as estratégias da empresa. Também trabalha na parte operacional como veterinário.

Auxiliar do veterinário (nível operacional) .

Auxiliares do banho e tosa(nível operacional).

2.1.3 Citar os principais mercados e, no ramo de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes-alvo

Gestão de compras= matéria prima para a clínica

Gestão de custo= pesquisa de mercado, procura de preço + qualidade

Gestão de pessoas= treinamento e capacitação para execução de tarefas

Gestão administrativa= contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento e contabilidade.

Acomodação= o local suporta 10(dez) pessoas

Marketing = anúncios em jornais locais, panfletagem e anúncio em guia de revista do bairro.

Serviços= atendimento de segunda a sexta das 8h da manhã até as 18h da tarde, e aos sábados das 8h da manhã até 12h(meio dia)

Clientes= em geral comerciantes e moradores da região.

2.1.4 Citar os principais concorrentes e os aspectos relevantes de cada um deles

Os concorrentes são as clínicas locados em outro bairro, onde encontramos:

• Clínica Veterinária 4 patas, onde seu diferencial está em fazer anestesia inalatória.

• Clínica São Francisco não possui nenhum diferencial comparada com a estudada.

2.1.5 Principais Fornecedores e Insumos

Fornecedor de vacinas e medicamento: Orizonte Pet, Execellveti

Fornecedor de Pet Shop: GE

Fornecedor de água: Sabesp.

Fornecedor de luz: CPFL

2.2. Coleta de Dados

A clínica usa a forma burocrática para poder impor regras aos seus funcionários de forma correta, colocar no papel o que deve ser feito em sua clínica, a forma com que seus funcionários devem se vestir, os horários a cumprir. As funções são separadas de acordo com a especialização de cada funcionário, de forma a cumprir com exatidão suas tarefas e funções, de forma coerente em seu posto, atingindo os objetivos da empresa.(Teoria da Burocrácia)

O Dono trata a organização com um grupo de pessoas as enfatizando, podendo confiar e delegar algumas tarefas ao seu subordinado. Existe na empresa, por mais que seja pequena, uma dinâmica grupal para procurar melhorias, por mais que a empresa seja centralizada e focada em uma só pessoa, recebe dicas de seus funcionários, onde os mesmos tem abertura para poder falar, opinar e sugerir melhorias.(Teoria das Relações Humanas)

Utiliza a estrutura formal, representada pelo organograma, onde a estrutura é linear, com um poder decisório centralizado,ou seja com autoridade única.

2.2.1 Realização da pesquisa, investigação e identificação da aplicação das Teorias da Administração (Apresentação de Entrevista)

1 Grupo - Qual a História da Clínica?

Dono – Após receber o diploma, recebi uma proposta de trabalho por uma empresa grande chamada Coplana , sendo que, isto mexeu com os meus sentimentos. Porém o meu sonho sempre foi trabalhar como autônomo, querendo desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com