TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APTS GESTAO URBANA E DE SERVIÇOS PUBLICOS

Ensaios: APTS GESTAO URBANA E DE SERVIÇOS PUBLICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS TGA PASSO 1 E 2

• 4

• 4

Faculdade Anhanguera Educacional

Administração - 2º Semestre

atps de teoria geral da administração

Professor:

ATPS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - ETAPA 1 – PASSO 1

1)O Significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação), significando a realização de uma atividade sob determinado comando, o processo de tomar decisões, também chamados processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle. No decorrer dos anos administração teve mudanças significativas em seus conceitos devido ao aumento da complexidade das atividades.

2) Diferenciação de administração e Organização;

A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas, serviços de saúde, água e energia, segurança publica, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis – praticamente tudo depende de organizações, situações práticas em que em haja pessoas utilizando recursos para produzir bens e serviços.

A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos – individual, familiar, grupal, organizacional ou social, uma vez que é administração é o processo de tomar decisões entre objetivos e utilização de recursos.

3) Apresentar de que maneira,a administração aparece nos seguintes períodos:

Revolução Urbana:Com a revolução urbana, surgiram as cidades e os estados.Essas primeiras organizações formais demandaram a criação de práticas administrativas que se estabilizariam e evoluíram nos séculos seguintes.

As primeiras organizações e seus administradores: Os sacerdotes-reis da civilização Suméria mandaram construir templos que se transformaram em centros de administração,Junto com a aritmética e a escrita, os sumérios criaram a administração pública, com seus funcionários e procedimentos burocráticos.

No Egito: As pirâmides são o mais conhecido testemunho das aptidões técnicas e administrativas dos egípcios. Para manter o controle de tudo os egípcios precisaram criar sua própria burocracia administrativa, os escribas mantinham registros detalhados dr todas as operações.

Na babilônia e Assíria: O código do rei babilônio Hamurábi, escrito no século XVIII a.C, contem 282 regras, é um dos primeiros conjunto de leis da história do mundo, sendo que as regras apresentam princípios de administração, os babilônios também pioneiros na instalação de um sistema de incentivos salariais, de acordo com produção individual.

Na China: No século XXIV a.C, os chineses estavam empregando soluções inovadoras em sua administração publica, o Imperador Yao empregou o princípio da assessoria, e a constituição da dinastia Chou (na prática um manual de administração), escrita por volta de1100 a.C, é outro exemplo de como os chineses praticavam a administração.

Confúcio e Mêncio: Shih Huang-Ti utilizou ensinamentos de Confúcio, para moldar sua burocracia de governo, para ingressar na burocracia era preciso ter mérito, e seu modelo de administração substituiu o sistema feudal. Mêncio manifestou preocupação com o profissionalismo na administração pública, defendendo pontos de vista de que os governantes deveriam procurar sistematizar a condução dos negócios públicos.

Na Grécia: No século V a.C., começou na Grécia um fértil período de produção de idéias e soluções que viriam a influenciar profundamente a administração das organizações de todos os tipos. Democracia, estratégia, igualdade de todos perante a lei, ética na administração pública, são alguns dos muitos assuntos dos quais os gregos se ocuparam.

Na Roma: Os romanos conheceram três sistemas diferentes de governo (realeza,república e império). Princípios e técnicas de administração construíram e mantiveram o Império o Império Romano durante seus 12 séculos de existência, eram aguçadas as habilidades administrativas dos romanos, e foi a má administração que ajudou a destruir Roma.

Período Medieval: A igreja católica herdou muitas das tradições administrativas dos romanos, a começar pela administração do território.A igreja copiou tipo de organização geográfica e a linguagem que os romanos utilizavam para designar administradores locais.A igrejaacrescentou uma poderosa administração central, essa estrutura fortaleceu as tradições administrativas desenvolvidas pelos romanos.

Renascimento: A concentração de pessoas em grandes contingentes urbanos aumentou a complexidade dos problemas, estimulando o aprimoramento das estruturas e técnicas administrativas.

4)Levantamentos das escolas da administração

Escola

Fundador

Foco

Ênfase

Científica

Taylor

Chão de Fábrica

Tarefas

Clássica

Henri Fayol

Administração

Estrutura Organizacional

Burocrática

Max Weber

Estrutura

Padrão/Previsão

Humanista

Elton Mayo

Relações dos trabalhadores

Pessoas

5) Acontecimentos da 1º e 2º Revolução Industrial

A primeira revolução industrial foi produto de dois eventos, o surgimento das fábricas e a invenção das máquinas a vapor, a revolução industrial revolucionou também a produção e aplicação de conhecimentos administrativos. Na maior parte do tempo que parte do tempo que a antecedeu, a história da administração foi predominantemente a história de países, cidades, governantes, exércitos e organizações religiosas, a partir de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com