TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Urbana E De Serviços Publicos

Dissertações: Gestão Urbana E De Serviços Publicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  6.123 Palavras (25 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 25

1.INTRODUÇÃO

Esta Atividade Pratica Supervisionada, fará uma dissertação da importância dos serviços públicos para as pessoas dentro da comunidade.

Vamos desenvolver uma proposta de melhorias de gestão, buscando possíveis soluções que possam de uma maneira geral melhorar o bem-estar da população.

Apresentaremos a nossa cidade num breve relato da historia e do crescimento comercial no município; citaremos a necessidade de investimento em muitas áreas mas o nosso objetivo é focado no tratamento dos resíduos sólidos.

Consideraremos alternativas com tendências contemporâneas, na área do meio ambiente, dando ênfase para o tratamento dos resíduos sólidos em Bauru, nas quais ocorrem falhas e problemas significativos, intencionando mostrar os pontos que despertam o interesse e a conscientização de todos.

É um assunto de interesse mundial e contem características no aspecto humano, na fiscalização, no controle por parte dos gestores e da comunidade e nas graves consequências quando os cuidados são falhos ou negligenciados.

Nessa explanação vamos envolver a gestão participativa com a visão dos cidadãos através de seus comentários e declarações dos servidores do setor, indicando a natureza e o grau de participação da comunidade como um todo.

Identificada às falhas, procuraremos propostas e planos estratégicos que poderão contribuir para amenizar de forma responsável as questões consideradas nessa Atividade.

2 - CONCEITO DE GESTÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

É o modelo organizacional das estruturas da instituição municipal, considerando as ações dentro do ciclo de gestão das políticas públicas, com o objetivo de planejar, propor e analisar alternativas para atingir os resultados almejados, utilizando os recursos financeiros, os sistemas normativos e a organização para atender as demandas e o bem estar da sociedade.

2.1-Os modelos de Gestão Pública no Brasil

Administração Publica Gerencial, conhecida como a nova administração publica, segue o princípio do gerencialismo ou seja as praticas de gestão do setor privado adaptadas para o setor publico divididas em atividades exclusivas do Estado como a legislação, a fiscalização, a formulação de políticas publicas e em atividades não exclusivas do Estado como os serviços sociais onde envolve educação, assistência social, também os serviços de apoio como limpeza, vigilância, transporte, ocorridos através de licitação publica.

Na Administração Publica Societal, é a mobilização política que envolve a participação popular nas dificuldades cotidianas, formando lideranças populares que reivindicam junto ao poder publico bens de uso coletivo como creche, saúde, abastecimento de água, saneamento básico entre outros e mobilização em torno de direitos e cidadania como protestos contra o desemprego, custo de vida; abrangendo movimentos populares e sociais que reivindicam a cidadania e o fortalecimento da sociedade civil na condução da vida política do país, possibilitando um maior controle social sobre as ações estatais e sem o monopólio nas ações publicas, estimulando as propostas inovadoras de gestão.

2.2 Gestão de Serviços Públicos em Bauru

O planejamento dos serviços públicos na cidade de Bauru, nas diversas áreas que atende a população, de certa forma alguns são bem sucedidos, mas entendemos que a forma de organizar processos para atender a população desvirtuam as rotinas na prestação dessas funções obrigatórias sendo muitas vezes devido a falta de conhecimento, questão que envolve a gestão publica de maneira geral.

Podemos mencionar os programas que envolvem a saúde e a educação dos bauruenses, talvez a negligencia dos responsáveis, os conflitos nas tomadas de decisões, a carência de aparelhos e a versatilidade no atendimento impede o acompanhamento das tarefas, o que é vital e importante para definir bons resultados.

Temos muito a dizer da gestão dos serviços públicos em Bauru, no entanto vamos ter como alvo os resíduos sólidos, assunto primordial aqui em nossa região e no mundo todo.

3 APRESENTAÇÃO DA CIDADE

As moradias feitas de estacas ou troncos rudes fixados no solo para proteção dos primeiros habitantes, substituindo as matas antigas da região e logo surge o cultivo das roças.

As primeiras posses de terra foram registradas em Botucatu na data de 15 de abril de 1856, talvez o primeiro documento oficial com o nome de Bauru.

A vila Bauru, um pequeno povoado escondido no mato, ganhou a simpatia de amigos, parentes dos fundadores, bem como novos colonos que modificavam o cenário pelo verde enfileirado das plantações e não demorou muito para um movimento emancipador começar, tornando-se realidade na data de primeiro de agosto de 1896, através da Lei 428 do Congresso do Estado.

Foram surgindo às ruas e o alinhamento das moradias formadas em quarteirões, e um pequeno centro comercial, com a primeira igrejinha católica situada entre onde hoje é a Catedral e o coreto, onde foi passagem da Rua Batista de Carvalho, tendo sido demolida em 1913.

Acontecem as primeiras eleições em julho de1895, com seis bauruenses eleitos: Francisco Pereira da Costa Ribeiro, Joaquim Pedro da Silva, Jose Alves de Lima, João Antonio Gonçalves, Manoel Jacynto Bastos e Domiciano Silva.

Um marco revolucionário foi o Decreto 5349, de 18 de outubro de 1904 estabelecendo a prolongação da construção da Estrada de Ferro Sorocabana em nossa cidade, onde grande movimentação dominou o pequeno lugarejo, transformando Bauru em um dos mais importantes entroncamentos ferroviários da America do Sul.

Em continuo progresso a cidade “Sem Limites”, ganha muitos benefícios: Em 1906 o jornal O Bauru, a Sociedade Dante Alighieri; em 1908 o serviço telefônico, inauguração do prédio próprio da Câmara Municipal, também o Cemitério da Saudade; em 1910 foi fundado o Esporte Clube Noroeste e o primeiro estabelecimento bancário denominado Banco de Custeio Rural, a criação da Comarca em 17 de dezembro com a posse do Sr Juiz de Direito Rodrigo Romeiro e a iluminação pública.

Criação do Grupo Escolar Rodrigues de Abreu em 1913, a Praça Rui Barbosa e a fundação do Hospital Beneficiência Portuguesa em 1914, continuando com o estabelecimento de ensino dos irmãos Guedes de Azevedo e a das religiosas do Sagrado Coração de Jesus.

Em 1912

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com