TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Anhanguera Gestão Urbana E Serviços Públicos

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Anhanguera Gestão Urbana E Serviços Públicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso: Tecnologia em Gestão Pública

Pólo: Valparaíso de Goiás

Disciplina: Gestão Urbana e de Serviços Públicos

Turma: “ A ” Semestre: 3º

Prof. Me. Jefferson Dias

Professora Presencial:

Alunos:

Cidade – Valparaíso - Goiás

Mês: Setembro

Ano: 2012

Etapa 1

Cidade Ocidental

Teve sua origem na implantação de um núcleo residencial ao norte do Município de Luziânia, quando em 1974, o Sr. João Batista de Souza E sua mulher , Irene de melo Peres,ainda viva moradora da Sq19 proprietário da Fazenda Aracati, onde se fabricava o aguardente “Caninha Aracati” vendeu 5,04 km² ao Sr. Cleto Campelo Meireles, ficando esta gleba pertencente à Zona Suburbana do Município de Luziânia.

Em 15 de dezembro de 1976 deu-se a fundação do núcleo, cuja a construção ficou a cargo da Construtora Ocidental - daí a origem do nome "Cidade Ocidental".

O projeto inicial previa a construção de 14.349 unidades habitacionais, mas apenas 6.796 casas foram construídas. O restante, 7.533 lotes onde não foram construídos, foram repassados ao Banco Regional de Brasília como forma de pagamentos de dívidas da construtora junto àquela instituição financeira. O banco, por sua vez, repassou estes lotes para o Governo do Distrito Federal, que até hoje detém a propriedade destes lotes.

Em 1989 o núcleo habitacional foi elevado à condição de Distrito de Luziânia e em 9 de dezembro de 1990 deu-se a emancipação político-administrativa do Distrito e o primeiro prefeito municipal tomou posse em 1º de janeiro de 1993.

Localizada a uma distância de 48 km de Brasília, é por muitos considerada ainda cidade dormitório, sendo que grande parte de seus moradores se deslocam até a capital federal para trabalhar. A cidade possui um traçado urbano organizado, a partir de seu núcleo original, sendo que os novos loteamentos foram sendo adequados ao mesmo tipo de traçado.

Trata-se de um avanço político-administrativo que só foi possível em decorrência da emancipação alcançada no final do ano de 1990 pela consciência social de seus habitantes. No entanto, não há mais controvérsia sobre a importância da emancipação de Cidade Ocidental, pois este vem tendo um significado particularmente importante na concepção dos cidadãos deste município, devido ao processo acelerado de desenvolvimento que vem alcançando.

Afinal temos um espelho muito forte que é o próprio desenvolvimento Goiano desde 1592, quando Sebastião Marinho descobriu as terras goianas no alto do rio Tocantins e graças às primeiras povoações em Goiás. Devido à tenacidade desse povo e a luta de vários parlamentares o progresso chegou nesta região.

O município de Cidade Ocidental compõe a RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. A RIDE foi criada em 1998 e tem como objetivo principal implantar soluções imediatas e a médio prazo para os problemas existentes nos municípios do entorno de Brasília.

Zona urbana

A zona urbana de Cidade Ocidental é composta pelo centro que se encontra divido em Super Quadras: SQ 09, SQ 10, SQ 11, SQ 12, SQ 13, SQ 15, SQ 16, SQ 17, SQ 18, SQ 19 e por bairros: Ocidental Park, Parque Nápolis, Parque Nova Friburgo, Recreio Mossoró,Parque Araguari, Parque Estrela D'alva 4, Residencial Morada das Garças, Residencial São Mateus, Colina Verde, Residencial Dom Bosco, Residencial Marisa, Tapera Flórida, Jardim Edite, Parque das Américas, Quintas Itapuã, Jardim Brasília, Setor de mansões Suleste e Jardim ABC.

Zona rural

A zona rural do município de Cidade Ocidental é extensa e até mesmo desconhecido por grande parte da população urbana. A área rural faz divisa com o Distrito Federal e com os municípios goianos de Luziânia e Cristalina.

Compõem a zona rural ocidentalense as seguintes áreas: Garapa, Ferraz, Chacaras Regina, Água Quente, Povoado Quilombola Mesquita e Mata da Fartura. O Povoado Mesquita foi recentemente reconhecido pelo Governo Federal como área remanescente de quilombo, onde dedicam-se à fabricação de marmelada e aguardente.

Infra estrutura

Todo o centro da Cidade Ocidental tem coleta de esgoto, que é devidamente tratado em uma Estação de Tratamento de Esgoto da SANEAGO. Cidade Ocidental foi um dos primeiros municípios goianos a oferecer este tipo de serviço aos cidadãos e situa-se entre os cinquenta e sete municípios que oferecem esse serviço no estado.

Nesta pesquisa falaremos sobre o serviço público municipal de Tratamento e abastecimento de água, comandado pela SANEAGO situada no centro da Cidade tendo por responsável os senhores Abelardo Alves evangelista e o Samuel Xavier de Oliveira.

A Cidade Ocidental tem uma população de aproximadfamente 60 000 habitantes sendo que a saneago atende a 95% dessa população, deixando de atender a 3 bairros tendo capacidade para atender a uma po9pulação de 75000 habitantes.

Conta com uma capacidade de 339976,87 m 3 por mês, vindo essa água do Ribeirão Saia Velha e de subterrâneos poços profundos.

Etapa 2

Foi realizado uma pesquisa informal com 50 habitantes da Cidade onde relataram a respeito de como avaliariam o serviço público, onde as pessoas responderam a questões como:

Avaliação do serviço de forma geral, Tratamento dos servidores durante a prestação de serviços, Eficiência do trabalho, Tempo de espera para ser atendido e responderam entre Bom, Médio ou Ruim.

Questionário:

1) Como você avalia o serviço de uma forma geral?

( ) Bom 18 pessoas

( ) Médio 12 pessoas

( ) Ruim 20 pessoas

2) Como os servidores o tratam durante a prestação do serviço?]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com