TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARGAMASSA PROJETADA

Artigos Científicos: ARGAMASSA PROJETADA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  2.273 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITO

Argamassas projetadas são os materiais mais utilizados em todo o mundo para a proteção passiva contra fogo de estruturas metálicas, pois reúnem as maiores vantagens técnicas e os menores custos para todas as situações onde as estruturas não estejam aparentes, como vigamentos ocultos sobre forros ou pilares com acabamentos arquitetônicos.

A argamassa projetada é um sistema que consiste na aplicação de argamassa através de projetores. Por proporcionar maior produtividade e menor variabilidade do revestimento, a utilização de equipamentos de projeção tem sido bem aceita pelas construtoras. No mercado brasileiro existem dois tipos de projetores:

• Por bombas

• Por spray de ar comprimido com recipiente acoplado, popularmente conhecido como canequinha.

A projeção por bomba é uma tecnologia, que permite um fluxo continuo de projeção, garantindo maior qualidade e produtividade por aplicação. Entretanto, este método necessita de argamassas especiais.

Já a projeção por canequinha é um método mais simples. Tem como vantagens um menor custo, a facilidade de uso e o treinamento mais rápido da mão de obra. Além disso, apresenta riscos menores de entupimento e dispensa o uso de argamassas especiais.

É importante ressaltar que a implementação e uso dos conceitos e resultados apresentados dependem do contexto de cada empresa.

VANTAGENS

• Diminuição da interferência humana;

• Processo racionalizado, permitindo a redução de desperdícios de materiais, mantendo ainda uma condição adequada de trabalho no canteiro;

• Redução de prazo para execução do revestimento interno e externo, ou seja, maior taxa de rendimento de aplicação comparada com a aplicação manual.

DESVANTAGENS

• A dificuldade no deslocamento da máquina entre pavimentos, dependendo do tamanho do equipamento;

• A necessidade de uma boa organização na logística, no planejamento e no controle da produção para um melhor aproveitamento do sistema;

• A necessidade de manutenção periódica do equipamento para evitar paradas por entupimento, causando atraso no serviço.

FORMA DE USO E APLICAÇÃO

A argamassa deve ser projetada, no sentido horizontal, no espaço definido mestras verticais. A projeção deve começar sempre de cima para baixo, projetada entre as mestras, deve ser a mínima, suficiente para o enchimento sem excesso, e evitando o retrabalho.

Se a projeção for à laje, deve ser feita em um único sentido.

ONDE SÃO RECOMENDADAS

Em edifícios de escritórios, residenciais, escolas, hotéis, centros comerciais, cinemas, hospitais, e qualquer edificação de grande, médio ou pequeno porte, sempre que as estruturas estiverem ocultas por forros falsos ou acabamentos arquitetônicos (gesso acartonado, ACM, placas decorativas, etc.).

São muito utilizados também em estruturas aparentes, desde que localizadas em áreas livres de intemperismos e abusos mecânicos, e onde o seu aspecto visual rústico seja compatível arquitetonicamente, como em vigas de estacionamentos ou unidades fabris.

QUANTO CUSTA

O valor unitário da proteção varia conforme o TRRF (tempo de resistência requerido ao fogo), a massividade dos perfis e as quantidades a serem aplicadas, mas argamassas projetadas de baixa densidade são os produtos mais baratos que existem para proteção passiva contra fogo de estruturas metálicas.

Em edificações de médio e grande porte seu custo situa-se em torno de 10% do valor das estruturas.

QUAL A DURABILIDADE DAS ARGAMASSAS PROJETADAS

Este item é muito importante, pois os incêndios podem ocorrer muitas décadas após a construção do edifício. Desta forma, a durabilidade deste tipo de produto deve ser equivalente à vida útil da edificação, já que não é viável a remoção dos forros e acabamentos que ocultam a proteção contra fogo das estruturas de um edifício em pleno funcionamento para uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com