TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE DAS NEGOCIAÇÕES DEFINANDO DUAS PARTES

Projeto de pesquisa: ARTE DAS NEGOCIAÇÕES DEFINANDO DUAS PARTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O processo de negociação tem como princípio planejar e apresentar uma proposta sistêmica, levando em consideração as opiniões de ambas as partes, para que prevaleça uma negociação onde todos sejam beneficiados. O presente trabalho se trata de uma negociação entre a Associação de Moradores de um bairro tranquilo, classe média, de terceira idade, onde uma conceituada Gravadora de Música deseja se instalar propondo grandes crescimentos e melhorias para os moradores. Devemos estar sempre bem preparados e sermos capazes de ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo, para trazer uma solução para suas necessidades. Aquele que conhece seu estilo e respeita o outro, tem grande vantagem pois pode trabalhar as riquezas e fraquezas da negociação.

A ARTE DA NEGOCIAÇÃO BENEFICIANDO AS DUAS PARTES

1. CONHECENDO OS NEGOCIADORES

A negociação acontece sempre em nosso dia a dia, sejam em ocasiões simples, ou em momentos que poderão transformar as nossas vidas. Estar atento a uma boa negociação é ir além do profissional, mas também permitir que as melhoras escolhas sejam tomadas além de aproveitar oportunidades que acarretam em grandes mudanças positivas nas nossas vidas. Uma negociação bem feita, é aquela que consegue agradar as duas partes. Através de bons argumentos e diálogos, se colocar no lugar do outro, mantendo o equilíbrio para não ceder demais. Essas são táticas de negociação que devem sempre ser levadas em consideração, mas o mais importante, não esquecer que estamos lidando com seres humanos, e com isso, deixar a arrogância, orgulho e preconceito de lado, permanecendo o bom censo em todas as questões.

Segundo Nierenberg, a negociação pode ser definida da seguinte forma:

”como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes.” (NIERENBERG, G. I. 1981 apud MARTINELLI, p. 15).

Os sujeitos para tal negociação são pessoas de bem, possuem personalidades diferentes, mas ambos estão em busca de seus próprios interesses. Sem desmerecer o interesse do outro, priorizam o próprio, de forma que o primeiro negociador se encontra conservador enquanto o segundo procura ceder para que a solução positiva para as duas partes sejam alcançadas.

É com esse objetivo que vamos avaliar o estilo de cada negociador.

Carlos Henrique, administrador da Associação de Moradores do bairro procura, impedir a construção da gravadora, alegando a Perturbação da Ordem Pública, seus argumentos são, o barulho, a segurança, a falta de infraestrutura. Os moradores do bairro são pessoas conservadoras, maior parte de 3ª idade que prezam a tranquilidade e possuem idéia fixa de que o bairro não necessita de melhorias.

Através dessas informações podemos observar que o Sr. Carlos Henrique segue o estilo de negociador, confrontador. De acordo com o autor Jung, o negociador confrontador, é aquele que, ao mesmo tempo que colabora, confronta.

E a melhor forma de lidar com esse estilo é,definir limites para ambas as partes e obstruir itens desnecessários à negociação.

Já o negociador Jorge Andrade, que é Estrategista de Negócios, negocia e defende a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro, alegando que o progresso é inevitável e propondo melhorias no bairro desde que o acordo seja positivo para as duas partes.

Fica claro que o negociador Jorge Andrade possui o estilo amigável. De acordo com o autor Jung, o estilo de negociador amigável, é aquele simpático, que acredita no relacionamento de confiança.

Para que a negociação seja positiva o Sr. Jorge precisa acatar a personalidade de um negociador convencional, para conseguir um relacionamento duradouro, buscando informações e apelos emocionais, além das táticas da cordialidade e paciência.

2. A NEGOCIAÇÃO

Devemos ser sinceros em dizer que queremos a gravadora neste lugar para obtermos crescimento, em imagem, pois o bairro defende o nome de um bom lugar, tranquilo, o que atrairia bons olhos aos artistas que por aqui passarem, além do lucro, pois se concentra próximo a rodovia o que facilita o acesso desses artistas ao local, além de entrega de mercadorias, e porque o bairro ainda não possui visão de crescimento, por isso os custos para os investimentos como, aluguel e mercadorias de necessidades básicas, teriam custo baixo. Porém, tomamos consciência de que não é justo que esse crescimento seja só nosso, os moradores do bairro precisam estar contentes com a nossa presença, e desta forma manter a unidade e paz enquanto estivermos aqui, afinal seremos vizinhos.

Nossa idéia é que se sintam seguros, e consigam enxergar na gravadora um ponto de partida para o “novo” no bairro, como algo positivo.

Propomos corresponder as necessidades de infraestrutura do local, e juntamente com a secretaria de obras da prefeitura elaborar projetos nas ruas que, além de não prejudicar o trânsito já existente, procure colaborar também. Pavimentaremos por nossa conta a rua da gravadora que por consequência irá atingir comércios e residências. Assim também como, investir em iluminação. Para maior conforto, em um terreno em frente a gravadora instalaremos uma praça para momentos de lazer, com máquinas de exercício para idosos, mesas de jogos e parquinho para as crianças. Sendo que todos esses lugares terão câmeras de segurança e seguranças 24horas rondando o local a custo da gravadora.

Iniciaremos a gravação de uma rádio local, onde os moradores poderão colaborar pedindo músicas de suas preferências, opinar falando reclamações e sugestões para melhorias no bairro e região, além de informações e noticias que são de interesse para região.

A gravadora estará sempre aberta para visita de todos de forma a unir o bairro como uma verdadeira família.

Para visita dos moradores a uma de nossas cedes, estaremos convidando um artista da preferência deles, para que acompanhem no local um pequeno show e entrevista acompanhada por eles. Além de poderem testar a acústica do local comprovando que ela não ultrapassa os limites das paredes da gravadora prejudicando os vizinhos.

As visitas dos artistas no local da nova gravadora aconteceram em horários comerciais, pré agendados, para que não perturbem o bairro em horários de descanso com a movimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com