TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR PARA ATUAR EM SALA DE AULA

Trabalho Escolar: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR PARA ATUAR EM SALA DE AULA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 10

AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR PARA ATUAR EM SALA DE AULA

RESUMO

O presente paper trata do relato vivenciado pela referente aluna durante a experiência profissional na sala de aula multiseriada, me proporcionando a oportunidade de colocar a Prática Docente em situação real de aprendizagem. Vale ressaltar que a prática docente é uma atividade que mobiliza diversos saberes pedagógicos através da formação dos cuja existência depende, de sua capacidade de dominar, integrar e mobilizar tais saberes enquanto condições para a sua prática. Reconhecendo que a educação está ligada a evolução da própria sociedade, faz-se necessário analisar a postura cabível ao professor no momento atual, bem como entender os aspectos que possam interferir nesse processo. Convivendo num âmbito escolar e tendo contato direto com a atuação dos professores, enquanto conduziam suas aulas, constatou-se que os docentes das escolas fundamentais apresentam dificuldades para conduzir sua prática educativa.

Palavras-chave: Educação; Prática educativa; Professor.

Palavras-chave: Educação; Prática educativa; Professor.

1 INTRODUÇÃO

Trabalhar na educação nos dias atuais requer do professor uma postura diferente do que era acostumado no passado, devido às novas tecnologias e avanços da sociedade, o educador deve estar sempre atualizado e preparado para enfrentar os diversos problemas encontrados no seu cotidiano.

O presente paper faz parte de a uma experiência pessoal e profissional. A escola em destaque é a Escola Municipal Alto da Boa vista, localizada no município de Rodelas BA. Durante minha atuação a referida unidade escolar, foi possível vivenciar à relação professor-aluno e as dificuldades enfrentadas pelo docente para aplicação e realização de suas aulas.

O professor por estar diretamente envolvido no processo da educação dos alunos, e por esta razão, habituado com a realidade dos problemas do ensino, se torna necessário e eficaz para se trabalhar como instrumento de pesquisa sobre o enfoque da educação. Analisar as causas do fracasso escolar é preocupação sobre a qual se debruçam todos que estão envolvidos na educação e que desejam uma escola de qualidade. ZAGURY (2006).

Autores como Sampaio e Marins (2004) ressaltam que desde os anos 70, do século XX, acentua-se no país o agravamento das condições econômicas e a deteriorização do sistema público de ensino. Essa situação colabora, portanto, em efeitos negativos para o professor e para o aluno.

Gasparini (2005), diz em seus estudos que, na atualidade, a responsabilidade do professor enquanto mediador se extrapolou, pois, sua jornada foi ampliada visto que este além do papel de professor tem que participar de gestões e planejamentos, exigindo-se ainda a dedicação não somente com seus alunos, mas também com a família e a comunidade.

Sampaio e Marin (2004) afirmam que os efeitos que se dão em relação à precarização do trabalho docente, que não são recentes no país, abrangem todo o sistema de ensino, sendo constante e crescente na vida do professor e o aluno.

Portanto, torna-se necessário compreender estas práticas curriculares. A falta de habilitação do docente, a precariedade e a má qualidade de material didático, se resumem em contratações de pessoal sem habilitação para lecionar. Com isso, suprem as necessidades das redes públicas.

A vivência em sala de aula torna-se uma ferramenta indispensável para se conhecer os vários problemas existentes na rede de ensino, assim como as consequências que acarretam para a aprendizagem dos alunos e na melhoria da educação.

Porém o aprendizado da prática na escola requer uma observação com relação ao fenômeno da sala de aula para mudar a sua própria realidade refletida naquele momento sob a orientação do professor da disciplina analisados pelos teóricos estudados.

2 A SUPERLOTAÇÃO NA SALA DE AULA E O PAPEL DO PROFESSOR

Acredita-se hoje que a escola não tem mais o papel de apenas instruir as crianças, vai muito, além disso. A criança merece toda a atenção do professor e ele se sente perdido não tendo condições de utilizar as suas técnicas educacionais de forma satisfatória, a fim de que possa, assim, ajudar os seus alunos no crescimento e desenvolvimento dentro do processo de ensino-aprendizagem.

A escola sofre a exigência de desenvolver o pensamento crítico, o professor deve ensinar o aluno a pensar, contudo esse processo primordial da educação pode ser comprometido em decorrência de existir em uma sala de aula muitas vezes apresentar mais de quarenta alunos, o que leva-se a questionar como dar oportunidade a todos para se expressarem e ensinar aos alunos como transmitirem as suas ideias? Educação é um processo que pressupõe relação.

Ensinar para um número grande de alunos é a maior dificuldade encontrada pelos professores.

Salas muito cheias dificultam a ensino-aprendizagem, tendo em vista a dificuldade de se adequar uma melhor metodologia para abranger um maior de alunos, pois cada um aprende de maneira diferente.

O professor deve criar situações para que o aluno consiga construir seu próprio conhecimento O ato de aprender é construído no momento em que os professores criam situações para que os alunos construam seu próprio conhecimento. Esse conhecimento é entendido pelos alunos de maneira individual onde cada um descobre seu próprio ritmo e caminho para o aprendizado. Dalvite (2011).

Torna-se muito difícil para o professor atuar de forma satisfatória indo ao encontro dos anseios dos seus alunos, tirando as suas dúvidas e junto com eles pensarem em soluções.

Diante disso o professor deve procurar uma melhor maneira de trabalhar sua pratica pedagógica afim de que as maiorias dos seus alunos entendam melhor o conteúdo a ser ensinado Ensinar para um número grande de aluno, também torna difícil de manter a disciplina dos mesmos, visto que a dificuldade de manter o controle da sala é intensificada com a maior interação dos alunos.

3 INDISCIPLINA DIFICULTANDO O TRABALHO DO PROFESSOR

Os professores, de acordo como Bock; Furtado; Teixeira (2008) reclamam que seus alunos são inquietos, não prestam atenção e deixam o professor falando sozinho, enfim, relacionam grosseiramente com professor o que prejudica a aprendizagem.

Aquino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com