TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PTG - A ação Pedagógica Do Professor Em Sala De Aula (1)

Trabalho Escolar: PTG - A ação Pedagógica Do Professor Em Sala De Aula (1). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Por algumas vezes o exercício da docência, ainda arraigada na cultura do magister faz com que os docentes, inadvertidamente se preocupem de forma demasiada com aspectos meramente retóricos do ensino. Sob este aspecto, não considera os traços de cultura, aspectos familiares e principalmente do cenário cultural atual, especialmente tecnológicos.

As práticas de ensino não se apresentam em um modelo fechado e hermético, não há uma fórmula ou receita, porém, é certo que há muito está o ensino-aprendizado focado na construção do próprio conhecimento, sendo o professor deslocado para a função de mediador do conhecimento.

Considera-se uma experiência educacional exitosa aquela que propicie uma melhor dinâmica na relação entre os docentes e discentes, proporcionando a estes últimos alcançarem uma mudança comportamental e cognitiva, de modo que já não mais são apenas ouvintes passivos, mas construtores do próprio conhecimento. É inovar, incrementar a forma de aprendizado para atendimento das necessidades educacionais em sentido prático.

É sabido que os professores enfrentam diversos problemas relacionados a comportamentos culturais dos jovens, especialmente dos inseridos na educação básica. É um desafio fazer com que o individuo experimente o amadurecimento, lidar com obrigações, fato comum da vida adulta, enfim, levá-lo de um “ser-em-si” para um “ser-para-si” .

Neste sentido, acredita-se que a experiência relatada na introdução deste trabalho configura-se em um exemplo de sucesso. A ação introduzida conseguiu cumprir o objetivo proposto, que era não só dotar os educandos de uma ferramenta de estudo, mas a condicioná-los a assumir uma postura comprometida com o próprio conhecimento, uma elevação cognitiva resultante do próprio hábito de se estudar, de como estudar e da necessidade em se realizar os estudos. Portanto, foi alcançada a pretendida autonomia, pelo que os recursos tecnológicos como o moodle auxiliou a ação mediadora dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com