TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EXPERIÊNCIAS DE HAWTHORNE

Exames: AS EXPERIÊNCIAS DE HAWTHORNE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A principal finalidade deste trabalho é apresentar as experiências de Hawthorne e sua aplicabilidade. Visando analisar em nosso dia a dia o efeito que essas experiências geraram, em diversas áreas da gestão administrativa, inclusive em relação ao contato social dos funcionários em seu ambiente de trabalho.

AS EXPERIÊNCIAS DE HAWTHORNE

1. O experimento da iluminação

Foram selecionados dois grupos de operários, onde os mesmos foram submetidos a testes de iluminação, em uma sala a iluminação era oscilante, e em outra era constante.

Os níveis de produção foram maiores na sala aonde a iluminação foi constante. Comprovou-se que a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas.

2. O experimento da sala de provas de montagem dos relês

Em 1927 foi formado um grupo de 6 moças cuja a produtividade era média, em uma sala isolada da linha de montagem, eram observadas por seu supervisor e também um pesquisador.

O objetivo era relacionar a produtividade com os vários benefícios no trabalho das funcionarias como: intervalo de descanso, menor jornada de trabalho, etc. As moças sempre eram informadas de cada etapa que formava o processo da pesquisa, tenho o poder de aprovar ou não. Todos os benefícios foram retirados depois de um ano, com o consentimento das moças, e o resultado esperado foi que a produção diminuísse, mais aconteceu o contrário atingindo índices maiores que os anteriores.

A experiência continuou até 1933 com um nível de produção crescente, e os pesquisadores acreditavam que algo estava acontecendo fora do previsto.

“O aumento de produção durante a experiência não pode ser relacionado com qualquer mudança experimental ou fortuita nas condições físicas de trabalho. Este aumento pode ser apontado, isso sim, como conseqüência direta de desenvolvimento de um grupo socialmente organizado, que marchava dentro de peculiar e eficaz sincronização com os superiores.” (HOMANS, 1965, p.14).

A experiência começou a mudar de foco, e os pesquisadores ao invés de se ater as condições físicas, começaram a se interessar pelas condições psicológicas no trabalho.

3. Programa de entrevistas

Em 1928 iniciou-se um programa aonde se verificou a relação humana de trabalho com as entrevistas para contratações, notaram que se entrevistassem as pessoas individualmente de forma direta e sem algum roteiro técnico, elas ficavam mais a vontade para falar, e com isso ficaria melhor a relação social da empresa.

“Os pesquisadores haviam deixado a experiência dos relês com a impressão de que a administração realmente pouco sabia a respeito do que vinha a ser a boa supervisão e da opinião dos empregados quanto às suas condições de trabalho. O programa de entrevistas foi estabelecido para prover tais conhecimentos.” (HOMANS, 1965, p. 19).

4. O experimento na sala de montagem de terminais

Em 1931 baseado nos resultados da experiência do programa de entrevistas, houve uma formação de um grupo com condições idênticas de trabalho, e o pagamento era realizado de acordo com a produção. Assim os trabalhadores criaram sua própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com