TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AQUECIMENTO GLOBAL

Por:   •  21/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 5

Altamir Machado

MUDANÇAS CLIMÁTICAS:  AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA

                                                      Pré-projeto de  pesquisa apresentado ao Curso de

                                                      Mestrado   do   Programa  de  Pós-Graduação  em

                                                      Meteorologia  da Universidade  Federal  de  Santa

                                                      Maria (UFSM,RS).

                                                     

 

Santa Maria, RS

Agosto de 2022.


  1. OBJETIVOS

O objetivo geral é descrever o desenvolvimento e a  formação dos elementos  componentes do sistema terrestre ( atmosfera, biosfera, litosfera e hidrosfera) e de suas interatividades, com destaque para a constituinte atmosférica. Analisar as mudanças climáticas e a formação do sistema terrestre ao longo dos anos e o papel antropogênico em anos mais recentes.  

   

     Como objetivo específico, iremos descrever a relação entre as mudanças climáticas, o efeito estufa e o aquecimento global. Analisar ações humanas que contribuem para o agravamento do efeito estufa. Avaliar os impactos do aquecimento global para os seres vivos e o ambiente. Apresentar medidas de ação para a redução do aquecimento global.

       Avançar no conhecimento do tema, presumindo que os resultados de pesquisa do programa auxiliem na tomada de decisões, informadas cientificamente no que se refere às avaliações de risco e estratégias, de limitar danos ou efeitos negativos e de adaptação.

  1. MOTIVAÇÃO

       O Planeta Terra está em constante mudança, e não diferiria para o clima, principalmente quando é alterado por conta da interferência humana  que atinge direta ou indiretamente o meio ambiente. Nesse sentido, a motivação para o desenvolvimento dessa  pesquisa em analisar as mudanças climáticas a médio ou longo prazos e os impactos que isso acarretará,  consiste em poder agregar na  conscientização dessa e das futuras gerações, as quais podem e poderão ser privilegiadas com conhecimentos transmitidos com a minha contribuição,  sobre métodos eficazes que divergem com o grau de compreensão que uma grande parte possui sobre suas práticas atuais.

  1. JUSTIFICATIVA

A emissão de gases do efeito estufa (dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, intitulados de GEE) estão em diversas situações que envolvem as mudanças climáticas e significativos impactos climáticos são apontados em um cenário para os próximos 100 anos (NOBRE, 2001).

Essas alterações observadas podem ser derivadas de ações antrópicas (atos que os seres humanos realizam que afetam direta ou indiretamente o meio ambiente) ou causas naturais (que acontecem naturalmente, sem a intervenção do homem, como, por exemplo, atividades vulcânicas que emitem para atmosfera gases de efeito estufa). Partindo desse princípio, é importante lidar com a problematização e discussão sobre essas mudanças e o que podem causar, e o quanto no futuro haverá uma geração apta para enfrentar os impactos negativos.

  1. METODOLOGIA

a. Etapas

      1 . Primeiro Ano - Atividade/mês:

Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e                      Dezembro: Estudo as disciplinas e avaliar através da coleta de dados, os impactos das mudanças climáticas feita com base na tecnologia das instrumentações meteorológicas, assim, como a de  Zoneamento de Riscos Climáticos;

Junho e Julho: Realizar (re) leituras para reelaboração do pré-projeto e, simular cenários com base nas perspectivas de aquecimento global;

Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro: Escolher o orientador, escrever o projeto definitivo e considerar os relatórios das projeções de aumento de temperatura feitas pelo IPCC;

Dezembro: Realizar um novo levantamento bibliográfico e empregar medidas      para conter as emissões de gases de efeito estufa.

          2 . Segundo Ano - Atividade/mês:

Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e              Outubro: Escrever a dissertação.

Outubro e Novembro: Qualificação.

Período previsto para a defesa (de 24 a 30 meses após o início das aulas).

b. Cronograma

Primeiro ano

Atividade/mês

J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

Disciplinas

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

Novo levantamento bibliográfico

x

(Re)leituras para reelaboração do pré-projeto

x

x

Escolha do orientador e escrita do projeto definitivo

x

x

x

x

x

Segundo ano

Atividade/mês

J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

Escrita da dissertação

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

Qualificação

x

x

Defesa

Período previsto para a defesa (de 24 a 30 meses após o início das aulas).

REFERÊNCIAS

CARVALHO, P.T. (2012). “Balanço de emissões de gases de efeito estufa de biodiesel produzido a partir de soja e dendê no Brasil”. Tese de Mestrado, Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, 153p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com