TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NECESSIDADES ESPECIAIS

Por:   •  12/11/2017  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS – FAED

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DICIPLINA – NECESSIDADES ESPECIAIS

PROFESSOR- EBERSON

Rafael Oliveira

Dois Vizinhos - PR.

2017

Resumo do artigo os “Benefícios da Atividade Física para a pessoa com deficiência”.

Esse artigo traz a importância da inclusão do aluno com deficiência na escola, mas precisamente nas aulas de Educação Física. Trata a concepção desde quando foi desenvolvida a Declaração de Salamanca, que é um documento onde ampara a pessoa com necessidades especiais, onde prevê direito que pessoas com necessidades, possam viver como qualquer outra na sociedade onde esta inserida.

Na antiguidade, antes da Declaração de Salamanca, as pessoas portadoras de deficiência eram tratadas como anormais, eram excluídos da sociedade, deixadas trancafiadas em locais longe de todos.

Na atualidade ainda enfrenta-se grandes problemas para a inclusão. Na parte escolar ainda existem muitas pessoas no campo profissional que não têm capacitação para trabalhar com esses alunos. No entanto, ainda existem professores que se recusam a trabalhar com alunos com deficiência, achando que não irão dar conta do trabalho, por se tratar de adaptar aulas que os alunos possam ter um andamento significativo e conseguir adequá-lo com o andar da turma e das aulas. Para alguns profissionais isso ainda é uma grande dificuldade.

Outro ponto a ser superado é o preconceito dos próprios alunos, onde na maioria das escolas regulares isso acontece. Essas exclusões geralmente acontecem nas aulas de Educação Física onde a dificuldade é maior, por se tratar de esportes. É difícil ter professores que conseguem realizar alguma adaptação nos conteúdos dados, mesmo conseguindo adaptar, ainda há o problema com os colegas que rejeitam o deficiente e o exclui das atividades. Por isso a ajuda de pais, professores e funcionários são essenciais para a inclusão no meio escolar.

Para adaptar esportes aos alunos, é preciso levar em consideração a capacidade do individuo, usando metodologias pedagógicas onde irá desenvolver o cognitivo, que consequentemente irá aguçar o desenvolvimento motor e o raciocínio. O trabalho pode ser com interação verbal, lúdica, de motivação, expondo situações onde o aluno possa expor o esforço nas atividades.

As pessoas com deficiência são geralmente sedentárias, por não ter um apoio da sociedade em geral. Devido às exclusões e as não adaptações dos locais onde possam ser realizadas essas atividades. Mais um motivo para que tenhamos mais cuidado para garantir a essas pessoal uma vida saudável e cheia de alegria.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com