TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS - SEXTO SEMESTRE

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

RELAÇÕES INTERNACIONAIS - SEXTO SEMESTRE

PROFESSORES: Rodrigo Gallo e Maurício Homma.

NOME: Vanessa Elizabeth de Moraes Barreto RA: 820269523

GEOPOLÍTICA E POLÍTICA INTERNACIONAL

A teoria de Nicholas Spykman tem uma base forte da teoria de Mackinder e o Heartland. Spykman desenvolveu sua teoria durante a I Guerra Mundial e a II Guerra Mundial, o autor defendia que a ordem mundial deveria ser obtida para um grupo seleto de potências, subordinando médias e pequenas potências, tanto pela diplomacia ou até mesmo pela força. O que define o poder soberano dos países é um poder excedente, uma potência interna que se expande além das fronteiras. Por se tratar de um autor americano, o foco de sua teoria é sobre a segurança americana, ele define que os EUA devem ter linhas de defesa no Pacífico e no Atlântico, em prol de manter seus olhos em inimigos potenciais, para ele, a Eurásia e os Estados Unidos eram quem determinaria os rumos da política mundial. EUA geograficamente é afastado e ao mesmo tempo, intervém, chega até onde estão seus inimigos.

Já a teoria de Mackinder, considera a Eurásia como centro do globo, principalmente por questões de recursos naturais, e a questão de isolamento dos países pela condição do Oceano Ártico. O poder para controlar o Heartland não permite aos demais obtenção de equilíbrio, o que a torna suprema. Em outras palavras, enquanto a teoria de Spykman propõe que a supremacia do mundo, encontra-se nas mãos da Eurásia, juntamente dos EUA, que tem poder intervencionista e isolacionismo geográfico, ambos, juntos, contém poder de controlar a política mundial, diferentemente da teoria de Heartland, que define a Eurásia como donos do controle e adiciona que, quem dominar a Europa Central, domina o mundo.

Outras teorias como a Mahan, que definia o poder soberano para quem controla o mar, não são tão mencionadas, já que o período em que se escreveu tais pontos são diferentes, politicamente falando, do que o período em que essas teorias são aplicadas, ainda que explicassem o poder hegemônico.

Questão 2.

Professor, por alguma razão, no documento adicionado com a prova só tinha 1 questão? Como eu tinha enviado email’s perguntando sobre e não tive respostas sobre, preferi deixar com apenas a resposta da questão apresentada.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com