TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – I SEMESTRE TEORIA POLÍTICA MODERNA – LINCOLN X MAQUIAVEL

Por:   •  18/6/2017  •  Artigo  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ALINE MARTINS

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – I SEMESTRE

TEORIA POLÍTICA MODERNA – LINCOLN X MAQUIAVEL

Salvador, 2017

Ao ler o livro “O Príncipe” de Maquiavel e assistir ao filme “Lincoln”, algumas comparações podem ser feitas e semelhanças podem ser observadas. Uma das variáveis fundamentais para a filosofia política de Maquiavel é a Virtú, que diz respeito à capacidade do governante (o príncipe, no livro) de manter-se no poder, realizar manobras e construir estratégias que o permitam superar as dificuldades e imprevisibilidades do governo. A tarefa do governante é vencer, e traz consigo duas essenciais responsabilidades: preservar a estabilidade do Estado, e realizar grandes feitos.

Lincoln foi crucial para a aprovação da 13ª emenda à constituição americana, que diz respeito à questão escravocrata, e a relação do filme (e da história de Lincoln) com a filosofia maquiavelina está justamente ligada a essa luta pela aprovação da emenda.

Segundo Maquiavel, um governante não precisa se ater à moral cristã, pois ela não é relevante para o exercício do governo político. Em vários momentos, Lincoln desprezou os princípios de moralidade, apesar de seu objetivo final (a abolição da escravatura) se sustentar numa ideia humanitária. Ele monta uma estratégia, chamada de “oferecimento de oportunidades”, para subornar membros do partido democrata, que eram contra a abolição.

Maquiavel afirma que, ao depender da fortuna (baseada na indeterminabilidade, acaso, sorte), sabendo dominá-la e conquista-la, o príncipe consegue permanecer no governo por mais tempo e com mais facilidade. Pode-se perceber isso no filme pois Lincoln tenta uma aproximação com o povo, tornando-se querido por ele. E também em uma das primeiras cenas do filme quando nota-se uma comunicação mais próxima dele com os membros de seu exército durante a guerra civil. Algum tempo depois, Lincoln foi reeleito com a maioria dos votos, mostrando que a teoria de Maquiavel estava certa e que ao utilizar-se da virtú, ele continuou por mais tempo no poder.

Em uma das cenas do filme, é apresentada a Lincoln a possibilidade da votação da 13ª emenda ser adiada, por conta de rumores de que representantes da Confederação estariam indo para Washington numa provável tentativa de negociar a paz, e ele desmente esses rumores sustentando-se numa declaração enganosa. Desta forma, ele se utilizou de sua virtú para contornar uma situação desfavorável, o que é defendido por Maquiavel. O príncipe deve se adaptar a “fortuna” e utilizar de sua astúcia para converter um infortúnio em algo que o favoreça.

Com isso tudo, podemos ressaltar uma frase importante de Maquiavel para a política: “os fins justificam os meios”, e fica clara a relação dessa teoria com o governo de Lincoln retratado no filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com