TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO 03

2.1 Perfis dos Oponentes 03

2.2 Prévia da 1ª reunião 04

2.3 Cultura e do clima organizacional estabelecidos na Gravadora 04

2.4 Assuntos a serem negociados com os Colaboradores 05

2.5 Proposta da Empresa aos Moradores 06

2.6 Reunião da associação de moradores 07

2.7 Reunião Final 07

3 CONCLUSÃO 08

4 REFERÊNCIAS 09

1 INTRODUÇÃO

A Só Rock´n Roll Records (SRR Records) através de uma pesquisa sobre custo, logística e ambientação ideal, verificou possibilidades de melhoria para se instalar no bairro de classe média Vilage da Calmaria localizado na cidade de Sossegolandia-SP, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa.

Os moradores, através da associação de moradores do bairro, quando souberam de tal notícia, entraram com pedido de manifesto junto à prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir a instalação da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas que irão frequentar o local. A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, entrou em contato com a empresa, informando sobre a reivindicação da associação de moradores, solicitando assim, um porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para chegar a um acordo no prazo de quarenta e cinco dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias.

Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações, para prosseguir com a liberação das obras de instalação da empresa no bairro.

O bairro é de classe média, tem apenas cinco anos e ainda necessita de melhorias em algumas áreas tais como: iluminação, sinalização e viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica as margens de uma grande rodovia estadual.

2 DESENVOLVIMENTO

Durante o desenvolvimento deste assunto será apresentados todos os detalhes que cercam esta negociação, apontado todo o levantamento de dados e fatores que poderão decidir a mesma.

2.1 Perfis dos Oponentes

Nesta negociação entre a associação de moradores de bairro e a gravadora serão os oponentes o Senhor Carlos Henrique, líder da associação de moradores, administrador, que deseja impedir a construção da Gravadora alegando perturbação da ordem pública utilizando como argumentos o barulho, a segurança e a infraestrutura do bairro, em especial o trânsito. Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento, pelo fato dos moradores serem conservadores e que prezam tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

Do outro lado está o Senhor Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz da gravadora, formado em Estratégia de Negócios tem experiência em negociar em meio a conflitos. Seu objetivo é obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro, alegando que o progresso é inevitável e podem contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

2.2 Resultado da Primeira Reunião

Na primeira reunião realizada, foi relatado pelo Senhor Carlos Henrique que os principais argumentos da Associação de Bairro são o barulho, que incomodará a tranquilidade, a estrutura do bairro não comportará o transito intenso e a segurança estará sendo ameaçada. O mesmo já teria encaminhado aos órgãos competentes um ofício solicitando o embargo da obra até segunda ordem e a proposta da associação é que a Gravadora busque outro local para instalação da empresa.

Foi argumentado pelo Senhor Jorge que a gravadora possui tecnologia de ponta e seus estúdios não propagam o som, pois são revestidos com materiais especiais que mantém o som somente no ambiente interno. Propôs-se levar alguns moradores a uma visita a matriz da gravadora para que pudessem confirmar estas informações e saber como funcionam os estúdios. Na questão do transito, a gravadora poderá investir em uma melhor estrutura para as ruas através de sinalizações, farol e negociar junto à secretaria responsável propostas de melhorias e em relação à segurança poderá pensar junto em algo, que atenda a necessidade dos moradores tanto no período diurno quanto noturno.

O Senhor Carlos Henrique, acompanhado de mais dois moradores informou que os moradores aceitaram a visita às instalações da gravadora e quanto à proposta sobre as melhorias para estruturar o transito, a associação entrará em consenso e trará resposta na negociação final, juntamente com alguma proposta sobre a segurança.

2.3 Cultura e Clima Organizacional Estabelecidos na Gravadora

A gravadora possui uma cultura satisfatória disseminada entre seus colaboradores. Os proprietários trabalham com foco na liderança participativa e seus funcionários tem a liberdade de no momento certo opinarem sobre determinadas decisões. A empresa tem em sua política plano de carreira e sucessão, aproveitando desta forma ao máximo os talentos dentro da organização.

Com o empreendimento de novas instalações no interior, alguns funcionários serão remanejados com promoção para a nova estrutura, e isto irá afetar diretamente suas vidas pessoais, gerando uma série de mudanças, inclusive de moradia com suas famílias.

O clima no ambiente de trabalho é de desafio e crescimento, os colaboradores estão ansiosos pelo inicio das atividades em nova cidade, com novas pessoas e outras possibilidades.

Com a notícia do manifesto dos moradores e a possibilidade do empreendimento ser embargado, o clima na organização ficou tenso e os funcionários inseguros por diversas questões. A produtividade caiu e o absenteísmo cresceu no último mês.

2.4 Assuntos a serem negociados com os Colaboradores

Com base nos últimos acontecimentos a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com