TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASCAMONT VISITA TÉCNICA

Por:   •  2/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

DIAGNÓSTICO (VISITA TÉCNICA)

1 – HISTÓRICO

  • A ASCAMONT teve seu início em 2009 como UTC. Há menos de 1 ano a UTC passou por um processo de mudanças para uma Associação (ASCAMONT), para se adequar às Legislações vigentes. Hoje eles trabalham com 19 associados.
  • A área hoje que eles atuam, é da Prefeitura.
  • O papel da ASCAMONT é fazer a triagem dos resíduos sólidos urbanos recolhidos diariamente em Montanha.
  • Atualmente, a cidade gera de 10 à 12toneladas de resíduo sólido urbano por dia.
  • O contrato que eles tem pela prefeitura é por tonelada de resíduos e não por período. (Ganham em cima do que produzem).
  • A população da cidade faz uma separação de Lixo Seco e Lixo Umido. Mas isso é apenas a fase inicial da triagem, pois na ASCAMONT, só o lixo seco possui 43 tipos de separação diferentes!
  • Hoje Montanha não possui aterro Sanitário, pois não é permitido por lei. (TAC)

2 - TRIAGEM

2.1 - LIXO SECO

1º Pátio de Resíduo: Onde ocorre a pré-separação dos resíduos em tambores. Separação da sacola que envolve o lixo do lixo em si.

Curiosidade: Cada tipo de sacola possui um valor diferente de acordo com sua cor.

2º Esteira: Nesta fase, o lixo seco passa por uma esteira onde é separado em 43 tipos diferentes. Atualmente a esteira não está funcionando por problemas mecânicos devido ao excesso de peso do resíduo. Os resíduos separados, são armazenados em BAGS.

O restante do lixo que não pode ser aproveitado, é armazenado e enviado para a Marca Ambiental. Ex: Sacola de café, sacola de chips/biscoito, garrafas de energético, garrafas de água da cor vermelha e rosa, alguns tipos de sacolas plásticas, etc.

Problema: Esteira com defeito.

3º Prensa: Os resíduos armazenados em BAGS são acumulados e posteriormente são destinados à prensa, onde serão prensados e vendidos. (5 a 8 BAGS equivalem a 1 fardo. Depende do material).

Problema: Os fardos de resíduos são vendidos para atravessadores, e não para os compradores diretamente, e isto faz com que a ASCAMONT perca dinheiro.

Problema: A ASCAMONT não é obrigada a receber pneus, inclusive tem uma lei que a ampara quanto a esta recusa de recebimento, todavia, a associação sabe que os moradores, ao terem seu rejeito negado, acabam jogando em qualquer lugar. A ASCAMONT relata à secretaria sobre este descarte indevido, quando ocorre.

Problema: Alguns resíduos ainda não possuem comprador. Logo, a ascamont armazena mas ainda não tem uma destinação. Ex: Vidro, isopor. Está sendo criada uma Rede da Diretoria das Associações com intuito de se unirem para realizarem um descarte único desdes resíduos com destinação mais complexa.

Curiosidade: Recentemente a ASCAMONT conseguiu um comprador de vidros de perfume (com spray), celulares e tonners de impressora!!! Mas eles ainda NÃO conseguiram compradores para vidro, pneu, isopor etc.

2.2 – LIXO ÚMIDO

1º Pátio de Resíduo: Onde ocorre a pré-separação dos resíduos em tambores. Separação da sacola que envolve o lixo do lixo em si.

O destino principal deste resíduo é a compostagem, para que ele seja “transformado” em adubo orgânico.

Curiosidade: Cada tipo de sacola possui um valor diferente de acordo com sua cor.

2º Esteira: Nesta fase, o lixo úmido passa por uma esteira onde é separado a matéria orgânica que será enviado para a compostagem, do lixo que não será utilizado. Atualmente a esteira não está funcionando por problemas mecânicos devido ao excesso de peso do resíduo. (Ex: Ossos, lixo seco, papel higiênico etc.)

3ºRepouso: O lixo é misturado com grama ou pó de serra (fonte de carbono) e  depositado no solo, aos fundos da Associação, onde fica em repouso durante 4 meses, sendo revirado e irrigado de tempos em tempos.

4º Triturador: Nesta fase, o lixo úmido passa por uma triturador para diminuir a área de superfície do resíduo. Atualmente o triturador não está funcionando por problemas mecânicos no disjuntor. Sendo assim, esse processo está sendo manual.

Problema: Triturador com defeito.

5º Peneiramento: Nesta fase, o lixo úmido passa por uma peneira cujo trabalho é feito manualmente.

Problema: Peneira inadequada para atividade por demorar muito para realizar o processo. Uma peneira por gravidade e maior, seria ideal.

6º Doação: Terminado o processo de compostagem, o composto é doado para empresas, agricultores e instituições.

Curiosidade: O IFES em 2015 analisou o composto. E verificou que ele atendia as especificações técnicas. (Análises feitas: Metais pesados, Qu[imica, Física e Biológica).

Curiosidade: O papel higiênico é recolhido no dia do Lixo úmido, mas ele não é lixo úmido. Ele é lixo seco INUTILIZADO.

Problema: O Côco não vai direto para a compostagem pois demora mais tempo para se decompor. Por isso ele é armazenado, mas ainda está sem destinação específica. (Curiosidade: O IFES  já fez uma pequisa que utilizava o substrato do côco para fazer muda)

3 – PROJETOS CONCOMITANTES A TRIAGEM

3.1 – PROJETO MOEDA DE TROCA

A ASCAMONT produz vassouras a partir de garrafas PET e sabão a partir de óleo usado.  Estes materiais produzidos são destinados ao Projeto Moeda de Troca. As vassouras também são utilizadas pelos garis para a limpeza das ruas de Montanha.

A troca de resíduos recicláveis pelas vassouras e sabões, são realizadas  na Secretaria do Município.

FÁBRICA DE VASSOURA

Escolhe-se a garrafa PET adequada (mais rígidas.) Obs: As garrafas de energético, que são inutilizadas, podem ser utilizada para confecção destas vassouras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com