TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS DA DECISÃO NO TRIBUNAL DE NUREMBERG

Tese: ASPECTOS DA DECISÃO NO TRIBUNAL DE NUREMBERG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Tese  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito Militar que teve início em 1° de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista de Hitler, seguida pela declaração de guerra de outros países.

Um dos mais importantes motivos ocasionadores da Segunda Guerra Mundial foi o surgimento, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites. O Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, aliaram-se e formaram o Eixo.

Com a derrota da Alemanha nazista os países vencedores, Estados Unidos da América, Grã Bretanha, França e União Soviética, despertaram a vontade de punir os alemães pelo conflito que gerou milhões de mortes no mundo. Diante disso, em agosto de 1945, após várias discussões sobre quais medidas seriam adotadas para punir, se matar de imediato ou julgá-los em um Tribunal, foi decidido por um acordo assinado em Londres que o Tribunal iria julgar.

O Direito Internacional é capaz de mediar e promover a integração dos países através de um conjunto de regras e princípios com o intuito de manter a ordem jurídica internacional. E o Tribunal possuiu uma grande importância para afirmar este Direito, a qual será demonstrada na presente produção.

2 ASPECTOS DO JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE NUREMBERG

Criado o Tribunal, era necessário escolher o local para que pudessem ser realizados os julgamentos, considerando a praticidade, por ter sido um dos poucos prédios intactos após a segunda guerra mundial, bem como por ser o local ideal para manter os criminosos nazistas. E, politicamente, porque era cidade preferida pelos nazistas, foi escolhida Nuremberg para realizar o Tribunal.

Assim, juízes e promotores públicos dos quatros países vencedores iniciaram em Nuremberg, em 20 de novembro de 1945, o primeiro julgamento, tendo 22 acusados nazistas sentados no banco dos réus, eles foram: Hermann Goering, Rudolf Hess, Hans Frank, Ernst Kaltenbrunner, Joachim Von Ribbentrop, Wilhelm Keitel, Alfred Rosemberg, Franz Von Papen, Wilhelm Frick, Julius Streicher, Alfred Jodl, Walther Funk, Hjalmar Schacht, Erich Raeder, Fritz Sauckel, Karl Donitz, Baldur Von Schirach, Martin Bormann, Arthur Seyss-Inquart, Albert Speer, Constantin Von Neurath e Hans Fritzsche,

que culminou com a condenação e execução na forca da maioria deles, em 16 de outubro de 1946. Mas faz-se imperioso ressaltar que os três homens realmente importantes do Reich (Hitller, Goebbles e Himmler) haviam se matado. A figura sobrevivente mais importante era Goering.

Essa importância de Goering pode ser justificada no fato deste ter sido condenado por todos os quatro crimes que foi acusado, o nazismo e a prática de crimes contra a paz, crimes de guerra e contra a humanidade. As provas apresentadas no debate mostram que ele era a segunda pessoal do nazismo, colocado imediatamente abaixo de Hitler. Tendo exercido grande influência junto a este até 1943, ano em que suas relações se deterioraram.

Vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com