TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tribunal em Nuremberg 1961

Por:   •  1/6/2015  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Julgamento em Nuremberg (Judgment at Nuremberg, 1961) se passa na cidade de Nuremberg, na Alemanha, local escolhido para o julgamento de pessoas ligadas ao regime nazista e acusadas de assassinatos, torturas, escravização e outros crimes cometidos contra pessoas dos países ocupados. O filme mostra também a situação em que se encontrava Nuremberg, sendo o local das maiores manifestações de Adolf Hitler, bem como de toda a Alemanha, devastada pela guerra.

Haviam se passado três anos desde que os líderes mais influentes do regime do nazismo haviam sido julgados na cidade. Dan Haywwod, um juiz de uma província americana que havia sido afastado devido à não eleição, é o escolhido para presidir o julgamento de quatro juízes que atuaram durante o regime citado, legalizando e compactuando com crimes cometidos. Um dos réus é Ernst Janning, ex-Ministro da Justiça alemão, homem muito respeitado por suas obras e seu saber jurídico, e conhecido por colaborar muito com a formação do direito alemão. Ernst se mostra conformado com a acusação contra ele, e parece concordar que mesmo não sendo o culpado diretamente pelas atrocidades cometidas nos campos de concentração, deve ser condenado, juntamente com os outros réus, por sua responsabilidade na legalização da prisão e execução de milhares de pessoas.

O promotor, Cel. Tad Lawson, consegue muitas provas e testemunhas de que poderia se esperar uma conduta diversa por parte dos réus, não compactuando com o partido nazista, e chega a acusa-los de formularem e assinarem leis que levaram judeus, negros e doentes a serem condenados. O advogado de defesa, Hans Rolfe, rebate as testemunhas e põe em questionamento a validade das provas apresentadas pelo promotor, até que em uma sessão o próprio réu Janning pede a palavra e se diz contrário à sua absolvição, ajudando o tribunal a tomar a decisão de condená-los.

Ernst Janning, Emil Hahn, Werner Lammpe e Friedrich Hoffstetter são considerados culpados e condenados à prisão perpétua, causando revolta do povo alemão. Ao final do filme é dito que os julgamentos em Nuremberg terminaram em 14 de julho de 1949, condenando 99 acusados. Em 1961 nenhum deles continuava preso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com