TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O Tribunal de Nuremberg

Por:   •  30/5/2016  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  2.188 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Julgamento de Nuremberg” representa a criação Tribunal Militar Internacional criado pelos paises aliados, para  julgar membros da liderença politica, ecônomica e militar da Alemanha Nazista.

Ele relata e demonsta toda a história por trás da criação do tribunal, desde a escolha do local, até a escolha dos seus membros.

A promotoria liderada por Robert Jackson (Alec Baldwin) usa muito do artificio que tudo o que foi feito pelos oficiais feriu a humanidade, e atacavam com garras e dentes todos os réus, para que os mesmos assumissem seus atos, e em algum ponto assumissem sua culpa.

Durante a defesa fica explicito o quanto os oficiais eram feitos  para obedecer ordens, sem ao menos contestarem elas, e como a manipulação do Nazismo quanto ao seu ponto de vista quanto a sociedade judáica foi levado á serio, para se tomarem ações sem nem ao menos pensar-se no próximo, ou na consequecia de seus atos.

Fica clarissimo no filme o quanto a sociedade Nazista apenas cumpria ordens, e como o “medo” os geria. Herman Goering oficial de alto escalão nazista demonstra isso, quando teoricamente controla a opinião dos outros réus, fazendo com que não se declarem culpados. Veemos o quanto seu poder de persuasão é forte, fazendo com que o guarda americano que o viagiava crie simpatia pelo o mesmo, e como seu poder de retórica, astucia e sagacidade são notáveis quando em seu primeiro testemunho desnorteia o promotor Robert Jackson, fazendo com o que o mesmo quase dessistisse de sua posição.

O Julgamento de Nuremberg julgou, 21 lideres ou autoridades nazistas, aonde três foram inocentados, onze foram sentenciados a forca, e o restante  teve prisão perpétua, ou penas entre 10 e 25 anos, porém apenas 20 foram sentenciados, pois Herman Goering se suicidou em sua cela após a descoberta da pena.

Em sua conclusão, vemos que os massacres ao povo judeo são acontecimentos que vão ecoar durante anos, demonstrando uma falha da humanidade e o quão vergonhosos e pervesos eles vão ser, isso relatado por Robert Jackson em suas falas “a mais terrível perseguição racial de todos os tempos”, demonstrando no final que o mundo não iria mais tolerar crimes contra religião, raça, ideoligias entre outras barbáries. Porém vemos que isso não aconteceu, vendo todos os acontecimentos como Iraque (Guerras no iraque e oriente médio), Ruanda, Iuguslávia (Guerra dos Balcãs), entre outros tantos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com