TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção E Assistência Farmacêutica

Trabalho Universitário: Atenção E Assistência Farmacêutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 8

1) Qual a importância do projeto farmácia estabelecimento de saúde?

Tem como finalidade reorientar os estabelecimentos farmacêuticos, tornando-os capazes de atuar verdadeiramente como estabelecimentos de saúde e de auxiliar o Estado na implementação de diversas políticas de orientação, prevenção e recuperação da saúde dos cidadãos.

2)Quais os objetivos deste projeto? quais as metas deste projeto?

O objetivo de contribuir com o uso racional de medicamentos, valorização do farmacêutico, viabilização de um ambiente compatível com as reais necessidades da população e, principalmente, com a melhoria da saúde pública, transformando a farmácia/drogaria em um verdadeiro estabelecimento de saúde

3)Conceitue assistência e atenção farmacêutica e dê exemplos destas atividades

Assistência: conjunto de ações voltadas á promoção, proteçào e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Ex: Farmácia comercial, laboratório de análises químicas. Atenção: Prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico e reconhecem que este é o compêndio de atitudes, comportamentos, compromissos, inquietudes e valores éticos do farmacêutico na prestação da farmacoterapia, com o objetivo de alcançar resultados terapêuticos definidos na saúde e qualidade de vida da população. Ex: dispensação, indicação farmacêutica, detecção e notificação de reações adversas a medicamentos e educação em saúde.

4) Quais as principais diferenças entre o antigo sistema de saúde e o SUS?

• Excessiva centralização implicando por vezes em impropriedade das decisões pela distância

de Brasília dos locais onde ocorrem os problemas;

• completa irracionalidade e desintegração das unidades de saúde, com sobre-oferta de

serviços em alguns lugares e ausência em outros;

• baixa cobertura assistencial da população, com segmentos populacionais excluídos do

atendimento, especialmente os mais pobres e nas regiões mais carentes;

Por último, a Constituição estabelece o Sistema Único de Saúde—SUS, de caráter público,

formado por uma rede de serviços regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com direção

única em cada esfera de governo, e sob controle dos seus usuários.

também legitima o direito de todos sem qualquer

discriminação às ações de saúde em todos os níveis, assim como, explicita que o dever de prover

o pleno gozo desse direito é responsabilidade do Governo, isto é, do poder público.

O INAMPS, por sua vez, era uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência e assistência social e foi criado pelo regime militar em 1974.O Instituto tinha a finalidade de prestar atendimento médico/dentário aos que contribuíam com a previdência social, ou seja, somente aos contribuintes de toda forma e seus dependentes, dispunha de estabelecimentos próprios, ou seja, de hospitais públicos, mas a maior parte do atendimento era realizado pela iniciativa privada; os convênios estabeleciam a remuneração pelo governo por quantidade de procedimentos realizados. Já os que não tinham a carteira assinada utilizavam, sobretudo, as Santas Casas, instituições filantrópico-religiosas que amparavam cidadãos necessitados e carentes. O SUS foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado”. Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Fazem parte do Sistema Único de Saúde, os centros e postos de saúde, os hospitais públicos - incluindo os universitários, os laboratórios e hemocentros, os serviços de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental.

5) Qual o conceito de saúde e sua importância definido pelo SUS?

Há um tempo atrás, a saúde era encarada apenas como a ausência de doenças, o que nos legou um quadro repleto não só das próprias doenças, como desigualdade, insatisfação dos usuário, exclusão, baixa qualidade e falta de comprometimento profissional. No entanto, este conceito foi ampliado, ao serem definidos os elementos condicionantes da saúde, que são:

• Meio físico (condições geográficas, água, alimentação, habitação, etc);

• Meio sócio-econômico e cultural (emprego, renda, educação, hábitos, etc);

• Garantia de acesso aos serviços de saúde responsáveis pela promoção, proteção e recuperação da saúde.

• Ou seja, de acordo com a nova concepção de saúde, compreende-se que “os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país".

• Saúde: estado de equilíbrio físico, mental e social e não meramente ausência de doença

Com a Constituição de 1988, o direito à saúde foi elevado à categoria de direito subjetivo público, num reconhecimento de que o sujeito é detentor do direito e o Estado o seu devedor, além, é obvio, de uma responsabilidade própria do sujeito que também deve cuidar de sua própria saúde e contribuir para a saúde coletiva . Hoje, compete ao Estado garantir a saúde do cidadão e da coletividade. Esse novo conceito de saúde considera as suas determinantes e condicionantes (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte etc.), e impõe aos órgãos que compõem o Sistema Único de Saúde o dever de identificar esses fatos sociais e ambientais e ao Governo o de formular políticas públicas condizentes com a elevação do modo de vida da população.

6)Quais os principais doutrinários do SUS? Explique- os.

Universalidade: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com