TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido De Assistência Farmaceutica

Trabalho Escolar: Estudo Dirigido De Assistência Farmaceutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo Dirigido de

Assistência Farmacêutica

AV2

1- O que dispõe a Lei 8080?

R= Sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde , a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

2- Quais são as diretrizes éticas do SUS?

R= Universalidade – Acesso de atendimento a todos os níveis sem distinções restrições, oferecendo toda a atenção necessária, sem qualquer custo.

Integralidade – O SUS deve se organizar de forma que garanta a assistência necessária aos indivíduos e a coletividade, independente das condições econômicas, da idade, do local de moradia e outros.

Equidade – È um princípio de justiça social, cujo objetivo é diminuir desigualdades.

3 – Quais são as diretrizes operacionais do SUS?

R= Descentralização – Define que o sistema de saúde se organize de forma decentralizada, porém tendo uma única direção, com um único gestor em cada esfera de governo. O município tem papel de destaque, pois é lá onde as pessoas moram e onde as coisas acontecem.

Regionalizada – Orienta a descentralização das ações e serviços de saúde, tem como objetivo garantir o direito à saúde da população e reduzindo desigualdades sociais e territoriais.

Hierarquização – É uma forma de organizar os serviços e ações para atender às diferentes necessidades de saúde da população e são organizados em níveis de complexidades crescentes. Do mais simples ao mais complexo.

Participação da comunidade - è o principio que prevê a organização e a participação da comunidade na gestão do SUS e ocorre de maneira oficial por meio dos conselhos e conferencia de saúde, na esfera nacional, estadual e municipal

4 – Quais as normas operacionais do SUS?

R= Norma Operacional Básicas do SUS(NOB’s) – Representam instrumentos de regulação do processo de descentralização, que tratam eminentemente dos aspectos de divisão de responsabilidade, relação entre gestores e critérios de transferência de recursos federais para estados e municípios.

São elas: NOB-SUS 01/191,192,193 e 196.

Norma Operacional da Assistência a saúde (NOAS) – Coloca na agenda dos gestores a necessidade3 de promover a reorganização do sistema, visando a garantia da equidade no acesso da população às ações e serviços de saúde nos diferentes níveis de complexidade.

São elas: NOAS-SUS 01/01,02.

5 – Diferencie Biodisponibilidade de Bioequivalência.

R= Biodisponibilidade - Indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

Bioequivalência - Consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio (s) ativo (s), e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.

6- Conceitue medicamento referencia similar e genérico.

R= Medicamento de Referência – produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro.

Medicamento Similar – aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

Medicamento Genérico – medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI.

Como ocorre a intercambialidade de um medicamento referencia por um genérico e até onde o farmacêutico pode orientar o paciente?

R= farmacêutico pode sugerir ao paciente a substituição do medicamento de referência prescrito pelo medicamento genérico correspondente, desde que não haja nenhuma restrição expressa, de próprio punho, pelo profissional prescritor. A substituição é baseada na intercambialidade entre o medicamento de referência e o genérico correspondente, comprovada no momento do registro do mesmo.

Entretanto, se a prescrição for de um similar com marca, não pode haver substituição por nenhum outro medicamento. Frise-se que a substituição do medicamento de referência deve ser feita exclusivamente pelo genérico correspondente. Não é permitido substituir medicamentos prescritos pelos similares, mesmo que estes não tenham marca e sejam identificados apenas pelo nome genérico.

O farmacêutico deve indicar a substituição realizada na prescrição; carimbar (nome e nº CRF), datar e assinar a receita. Porém, o mais importante é orientar adequadamente o paciente/usuário, fornecendo-lhe todas as informações sobre a substituição efetuada e sobre o uso do medicamento que ele está adquirindo.

A política de Genéricos trouxe ao farmacêutico mais uma grande oportunidade de exercer seu papel de agente de saúde, permitindo colocar em prática a Assistência Farmacêutica.

7- O que é dispensação de medicamentos?

R= Ato de fornecimento ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatados a títulos ou não de remuneração.

8- Qual a importância do uso racional de medicamentos?

R= Uso racional é quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com