TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTENTE SOCIAL E PROJETO POLÍTICO ÉTICO

Artigo: ASSISTENTE SOCIAL E PROJETO POLÍTICO ÉTICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Artigo  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

ASSISTENTE SOCIAL E O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO

O Serviço Social no Brasil deu segmento a partir do reconhecimento das tensões que vivia a sociedade na década de 30. A profissão foi regulamentada pela lei 8662/93 onde a função é exercida somente por um profissional graduado de nível superior, o Assistente Social. Uma luta foi travada ao longo dos anos, onde o Assistente Social se deparou com algumas limitações e desafios. A profissão manteve por um bom período uma postura conservadora, lutando por melhorias da classe trabalhadora e contra a ditadura. No final da década de 70, obtendo um distanciamento com a Igreja Católica e após esta posição passou por diversas mudanças.

O projeto ético-político do serviço social é um projeto profissional o qual luta pelos direitos iguais, influenciou nas mudanças culturais da sociedade que contribui até os dias de hoje. Um novo passo, uma junção entre a constituição de 1988 com as políticas sócias, década que foi marcada por grandes conquistas democráticas. Momento em que o Estado assume seu papel de garantir tais direitos:

“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição."

Porém, o neoliberalismo com a política econômica vivida no país se posicionou de forma contraria mesmo a um país no processo de democracia, agiu com uma posição menos favorecida onde à política social se torna um motivo de problema. O Estado passou a restringir alguns direitos adquiridos e conquistados pelo povo, desvinculando suas obrigações perante a sociedade, para que assim não corra o risco das políticas sócias afetarem seus interesses financeiros.

Contudo, o projeto Ético-Político é fundamental, não deixou de exercer sua finalidade, mesmo em momentos de transformações, ampliou uma postura com o profissional do Serviço Social em compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos aos seus usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com