TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATAQue A Siria

Dissertações: ATAQue A Siria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

Direito Internacional Público

ATAQUE A SÍRIA

Agora parece inevitável. Obama, contra todos seus desejos, terá que tomar uma atitude em, relação a Siria. Eis o que acontece nos países civilizados quando o presidente, num rompante eleitoral decide marcar linhas vermelhas para situações internacionais. Durante a campanha a reeleição em Novembro do anos passado ao ser criticado pela timidez do governo que fazia perder a influencia americana na região, ele anunciou bombasticamente que o uso de armas químicas seria uma linha vermelha e que se o governo da Siria passasse esta linha, as conseqüências seriam imediatas. Os nossos serviços de informações nos contam que a Siria passou pelo menos 14 vezes a tal da linha vermelha e Obama conseguiu não fazer nada.

Agora não tem mais como ficar encima do muro, mas ao estilo Obama, antes de tomar a decisão ele ligou para mais de 20 chefes de estado para criar um consenso, enquanto isso continuam a morrer civis diariamente na Siria e o governo tem tempo de mudar de lugar os produtos químicos, os centros de comando e outros alvos que certamente serão atingidos.

Bom para o Egito, com efeito, a crise na Siria tirou o foco dos militares que descaradamente deram um golpe de estado e tiraram a irmandade do poder. Ninguém mais esta a pedir a libertação dos dirigentes presos que estão sendo acusados de incitação a violência, ninguém mais quer saber aonde esta o Morsi, ninguém mais esta a pedir a participação da irmandade no novo governo.

Ruim e bom para os estados unidos que reassumem a liderança mundial através do ataque a uma nação árabe, coisa que é malvista por quase todos só países árabes menos os beneficiados com a ação militar. O Hamas e o Fattah concordaram pela primeira vez em décadas ao condenar veementemente o possível ataque Americano apesar do Assad ter gazeado também um bairro palestino.

Ruim para nos, porque temos quase a certeza que o desagrado árabe pela intervenção militar será compensado pelos americanos exigindo mais concessões a Israel nas negociações com os Palestinos. Por incrível que pareça, um ataque sirio a Israel seria excelente do ponto de vista político, pois depois de um evento de este tipo Obama não teria como exigir mais de Israel, e digo mais : a simples ameaça dos militares Sirios de atacar Israel ja ajuda. Eis as coisas da geopolítica. Enquanto isso em casa todos estão sendo avisado para terem as mascaras anti gaz prontas para o uso e recomendam um pequeno treinamento mesmo que caseiro.

Vejam como é importante os americanos serem fortes e decididos. O Iran esta estranhamente silencioso e o Hezbollah deixou de fazer as bravatas as que nos tem acostumado e ate mesmo a Corea do Norte esta esperando para ver como reage, correndo por fora e torcendo pela queda do Assad esta a Jordânia e os países do golfo, mas todos mantêm um silêncio arábico para que não se diga que apoiaram a intervenção Americana.

Ontem na TV Obama disse que ainda não tinha decidido se iria ou não atacar, não sei se o cara é mesmo indeciso ou esta a jogar com a platéia liberal-esquerdista que o elegeu. Para hoje esperamos que ele vá a TV mostrar os relatórios dos técnicos da ONU que confirmarão que de fato foram usadas armas químicas, mas…como é que pode?, os técnicos já tinham informado as nações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com