TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIADES DA EJA

Artigos Científicos: ATIVIADES DA EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

PRÓ- LETRAMENTO - ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM 2012

RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Prática de leitura na EJA

Objetivos

- Ampliar o repertório literário.

- Trocar opiniões sobre a leitura.

- Acionar estratégias que permitam descobrir o que está escrito e onde.

Conteúdos

- Leitura de texto poético.

- Sistema de escrita.

Anos

1º e 2º.

Tempo estimado

Seis aulas.

Material necessário

Cartões, lápis e cópias da poesia Das Pedras, de Cora Coralina, publicado em Meu Livro de Cordel.

Desenvolvimento

1ª etapa

Apresentei a autora Cora Coralina aos alunos. Contei a eles que ela teve uma vida marcada por dificuldades comuns a muitas mulheres: viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro. Casou-se com alguém que não gostava que ela se ocupasse com atividades que lhe dessem evidência. Relatei que Cora sempre gostou de escrever, mas só muito tarde foi estimulada a publicar suas produções.

2ª etapa

Transcrevi o poema Das Pedras no quadro e li em voz alta para a turma, apontando cada palavra e verso. Repeti a leitura mais de uma vez, usando a mesma estratégia para que todos pudessem entrar em contato com o texto. No fim, perguntei o que mais chamou atenção e que ideias estão presentes no material. Fiz uma lista com as palavras relacionadas ao que foi dito pelos estudantes e convidei-os a escrever nos cartões a palavra que resume a principal ideia ou sentimento do texto. Foi exposto no mural da sala.

3ª etapa

Repeti a leitura e convidei o grupo a pensar se o que foi colocado na lista é pertinente ou não e se era necessário acrescentar outras palavras.

4ª etapa

Dividi os alunos em duplas e distribuí uma cópia do texto para cada uma delas. A tarefa era encontrar e grifar as palavras que já se sabe ler, inclusive o termo pedra, que aparece muitas vezes. Pedi que eles explicassem como fizeram para encontrá-lo.

5ª etapa

Li este verso em voz alta: "Ajuntei todas as pedras que vieram sobre mim" e perguntei à turma a que pedras Cora Coralina pode estar se referindo. Anotei as respostas em uma lista e ampliei a discussão para formar outra, com respostas a questões como: quais as pedras que costumam cair sobre os velhos? E sobre os brasileiros?

6ª etapa

Sugeri que os alunos escrevessem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com