TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 6 ECONOMIA

Monografias: ATIVIDADE 6 ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

• Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

Leia atentamente o trecho a seguir, extraído da obra da jornalista Miriam Leitão (2011), e assinale a alternativa que faz um comentário correto sobre a inflação abordada no texto.

O desafio era acabar com a correção monetária que, pensada no começo do regime militar como remédio, tinha virado veneno. A correção monetária entrou no organismo brasileiro, mudou a natureza da economia e constituiu mecanismos adaptativos que tornavam ainda mais rígida a inflação brasileira, invulnerável aos remédios convencionais. Nas empresas criou vícios; na contabilidade, mentiras; nos cidadãos, distorções quase genéticas. Certa vez o cientista político Sérgio Abranches resumiu esse estranho efeito definindo o brasileiro como sendo o Homo indexadus . Para viver com os preços corrigidos automaticamente em prazos cada vez mais curtos, o brasileiro produziu em si mesmo mutações que ao mesmo tempo permitiam sua sobrevivência e o tornavam dependente da distorção.

Fonte: Leitão, Miriam. Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda. 3 ed.. Rio de janeiro: Record, 2011.

Resposta Selecionada: e.

O texto aborda o que se denomina na teoria de inflação inercial.

Resposta Correta: e.

O texto aborda o que se denomina na teoria de inflação inercial.

Feedback da resposta: Correta: O texto aborda o que se denomina na teoria de inflação inercial.

OBS: a inflação inercial ocorre independente de pressões de demanda ou de custos e está associada aos mecanismos de indexação da economia, ou seja, à prática de reajustar preços a partir da constatação da existência da inflação.

Todas as demais alternativas estão incorretas.

• Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

No dia 20/04/11 o Banco central emitiu o seguinte comunicado:

“Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 12,0% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e dois votos contra. Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que ora envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que, neste momento, a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012." Podemos afirmar que:

I. Quando o Bacen decide pelo aumento de juros, podemos afirmar que ele esta aplicando um politica Contracionista ou Restritiva. Seu principal objetivo é conseguir controlar a Inflação.

II. O Bacen espera com o aumento dos juros, aumentar a disponibilidade de credito para as pessoas físicas e jurídicas, uma vez que os bancos irão ganhar mais com as taxas mais altas.

III. O regime de metas de inflação, adotado pelo Brasil e vários outros países, busca através de um anuncio prévio da taxa de inflação para os próximos dois anos, estabelecer um parâmetro para os mercados e gerar estabilidade de preços. O Bacen se compromete a “perseguir” está meta através da adoção de politicas monetárias, como o aumento da taxa de juros e empréstimos compulsórias.

Resposta Selecionada: c.

Apenas as questões I e III estão CORRETAS.

Resposta Correta: c.

Apenas as questões I e III estão CORRETAS.

Feedback da resposta: As questões I e III estão corretas. Na questão II é incorreta, pois quando há aumento da Taxa de Juros, o credito para as pessoas físicas e jurídicas fica mais caro, tendendo a diminuir. Assim, com mesmo credito, há menos consumo. Com menos vendas, os comerciantes tendem a terem dificuldades de aumentar preços. É desta forma que o Bacen busca controlar a inflação, diminuindo o consumo.

• Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

Durante a crise de 2008 o Brasil adotou uma serie de medidas para não permitir que a crise atingisse o país com muita intensidade. Se o Banco Central deseja baratear os empréstimos e possibilitar maior desenvolvimento empresarial, ele irá adotar uma Política Monetária Expansiva, valendo-se de medidas como a:

Resposta Selecionada: d.

Redução das taxas de juros, compra de títulos públicos e diminuição do compulsório.

Resposta Correta: d.

Redução das taxas de juros, compra de títulos públicos e diminuição do compulsório.

Feedback da resposta: Quando o Banco central deseja aumentar a liquidez do mercado, ou seja, aumentar a disponibilidade de moeda, ela “joga” dinheiro no mercado. Os três instrumentos clássicos para aumento da liquidez são a redução da taxa de juros, que possibilita o aumento do crédito, a compra de títulos públicos pelo fato de, ao comprar os títulos o governo devolve dinheiro e por fim, diminuição dos compulsórios bancários, que são os valores que os bancos deixam depositados obrigatoriamente no Banco Central, exatamente para diminuir a oferta de dinheiro no mercado.

• Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

As Políticas Econômicas são as ações práticas desenvolvidas pelo governo com a finalidade de conduzir o sistema econômico. A política econômica é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com