TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade avaliativa de Etica e Cidadania Organizacional

Por:   •  5/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  1.993 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE ECO

1- O autor menciona alguns exemplos de legislações que zelam por posturas éticas e exercício da cidadania. Dê exemplos de algumas leis que possuem tal preocupação.

R: A lei da responsabilidade social que orienta a empresa para que respeite a natureza que é um bem coletivo.

Outra lei muito importante é a lei de proteção ao consumidor do Código de Defesa do Consumidor que esporadicamente pune os comerciantes e fornecedores que o violam.

2 - Quais são os princípios previstos no art. 37 da Constituição Federal que devem estar presentes na Administração Pública?

R: Os princípios previstos são: Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

3- Em sua opinião tais princípios estão realmente presentes na Administração Pública? E na Administração Privada?

R: Infelizmente podemos afirmar que não estão presentes em nenhuma das duas, exemplo disso são os exemplos escandalosos que vemos todos os dias na TV envolvendo tanto instituições privadas como publicas.

4 - Uma organização privada possui autonomia na condução dos negócios, quais instrumentos que ela deve  utilizar para ter sucesso?

R: Criar um código de Ética de acordo com as normas preestabelecidas pela Constituição Federal e segui-lo rigorosamente.

5 - Quais são as ações necessárias para a implantação de um Código de Ética em uma organização?

R: O primeiro passo para implantar o Código de Ética e uma organização seja ela publica ou privada, é a criação de um código com a participação de todos os níveis da organização e dar o treinamento para a aceitação dos valores do código, e  o último seria punir os infratores para que sirvam de exemplo.

6 - De que forma falhas éticas contribuem para o fracasso de uma empresa?

R: Falhas éticas "arranham" a imagem da empresa e as levam a perder clientes e fornecedores importantes, dificultando o estabelecimento de parcerias, pois na hora de dar as mãos, além de levantar as afinidades culturais e comerciais, as empresas também verificam se existe compatibilidade ética entre elas.

7- De que forma condutas éticas contribuem para o sucesso de uma empresa?

R: Os Códigos de Ética podem trazer contribuição para o desenvolvimento do capital intelectual das empresas, no sentido de que as empresas enriquecem não somente com o lucro, mas também com o desenvolvimento das capacidades intelectuais de seus funcionários. A constante revisão e estudo dos valores envolvidos em um Código de Ética podem ser um importante instrumento para o desenvolvimento da capacidade intelectiva dos funcionários, beneficiando as empresas.

8 - Cite cinco valores que caracterizam posturas éticas?

1 - Busca do bem comum

2 - Transparência

3 - Responsabilidade Social

4 - Preservação do meio ambiente

5 – Respeito ao próximo

9 - Em sua opinião quais valores são imprescindíveis a qualquer Código de Ética?

R: Honestidade, respeito, disciplina, moralidade, transparência entre tantos outros.

10 - Segundo o autor o Código de Ética podem contribuir para o desenvolvimento do capital intelectual das empresas, o que significa isso?

R: influenciando, e em muitos casos impondo, mudanças nas dinâmicas de mercado,  a exemplo das preocupações ligadas ao meio ambiente, as empresas perceberam que responsabilidade social corporativa não significa apenas  agir em resposta a essa nova demanda da sociedade, mas também que tenha também um impacto positivo para o conjunto dos afetados por suas operações, em particular o meio ambiente e a comunidade (seus próprios funcionários e o restante da sociedade), respeitando sua cultura e agindo de forma ética e transparente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com