TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Organizacional –Atividade I

Por:   •  19/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  1.608 Visualizações

Página 1 de 2

Administração Pública – Sociologia Organizacional –Atividade I

“Como pode ser definida a Sociologia, qual o seu objeto de estudo e a sua evolução na contribuição para o estudo científico do homem?”. _A sociologia segundo (Charon, 2002, p. 8) pode ser definida como: Uma disciplina acadêmica que examina o ser humano como um ser social, resultado de uma interação, socialização e padrões sociais. É uma perspectiva que se preocupa com a natureza do ser humano, o significado e a base da ordem social, e as causas e consequências da desigualdade social. Concentra-se na sociedade, organização social, instituições sociais, interação social e problemas sociais. _Podemos definir como objetivo da sociologia (Silva, 2010, p. 16):

[...] observar com espírito científico os fatos produzidos pelos homens em sociedade e, a partir dessas observações, buscar explicações sobre sua origem, seu desenvolvimento e seus efeitos, podendo constituir-se em uma ferramenta, em um instrumento de intervenção social. _Segundo (Silva, 2010, p. 16), a evolução na contribuição para o estudo científico do homem dado pela sociologia:

[...] ela torna-se uma ciência aplicada, que é o ramo das ciências que propõe formas e métodos de aplicação de princípios científicos abstratos a um determinado aspecto da atividade humana ou das ações que o homem desenvolve ou realiza. [...] A sociologia contribui com os seres humanos, ajudando-os a compreender melhor a si mesmos, seus conceitos, bem como da sociedade onde vivem. Conhecendo-se melhor, pode-se entender sua maneira de agir, bem como a dos outros membros da sociedade.

Referências:

Silva, Golias. Sociologia organizacional - Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2010.

Charon, Joel M. Sociologia – Moorhead State University, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com