TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COLABORATIVA

Dissertações: ATIVIDADE COLABORATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1:Como reter na empresa o conhecimento de pessoas que se aposentam?

Mediante a pesquisa realizada, ficou perceptível que a empresa Brasil Motores S.A tem se prendido ao passado, e somente este fato, já acarreta a dificuldade para se destacar no mercado e aceitar ideias criativas, dificultando também o processo de aprendizagem entre a nova e antiga geração da empresa. Diante disto, uma boa solução e viável para empresa, seria o desenvolvimento de um programa onde os colaboradores que se aposentam na empresa participem de desenvolvimento de projetos pontuais, sem perder a liberdade de gozar de sua aposentadoria. Tal projeto disponibilizaria o convívio entre a nova e antiga geração de colaboradores da organização, já que todos tem seus valores, os antigos trazendo os valores culturais da empresa, e os novatos trazendo consigo a tecnologia e vontade de aprender.

Passo 2:Discuta com os membros da sua consultoria (equipe virtual) no fórum como serão atendidas cada uma das cinco condições organizacionais mencionadas nesta aula tema para a geração de conhecimento novo na empresa Brasil Motores S.A. (condições: Intenção, Autonomia, Redundância, Variedade, Flutuação & Caos Criativo).

De primeiro momento, é necessário que todos os colaboradores da organização tenham ciência dos valores que estão envolvidos na empresa (missão, visão e valores). É necessário também que a organização dê autonomia e liberdade de ideias.

Implantar meios que facilitem as comunicação entre os diferentes setores da organização, para que o compartilhamento de ideias seja mais facilitado.

Proporcionar treinamentos para que todo o conhecimento tácito (adquiriu ao longo da vida, pela experiência) adquirido pela nova geração da empresa, através do antiga geração, seja transformado em conhecimentos explicito (já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia ).

Definir metas, elaborar desafios produtivos e oferecer incentivos aos colaboradores mais produtivos, como por exemplo, dar um prazo de 90 dias para a elaboração de projetos, sendo possível através de união de departamentos ou não, e dar 1,5% de toda a lucratividade para o projeto utilizado.

Passo 3:Discuta com os membros da sua consultoria (equipe virtual) no fórum como criar ambientes ba nas empresas e recomende três tipos de ambientes BA para a Brasil Motores S.A. (Lembre-se de que ambientes ba podem ser os mais variados como físico, virtual, etc.).

Com as metas definidas e os desafios elaborados o próprios colaboradores criaram os ambientes BA ( Espaço compartilhado que serve para a criação do conhecimento. ) na empresa, podendo ser físico nas reuniões que serão realizadas para a discussão das ideias, virtual porque certamente trocarão informações através de e-mails e mental devido a troca de informações entre os membro da organização, gerando novos conhecimentos.

Passo 4:Discuta com os membros da sua consultoria (equipe virtual) no fórum como viabilizar na Brasil Motores S.A., cada um dos cinco fatores promotores da criação do conhecimento.

Com a realização de todos os passos ditos anteriormente, automaticamente serão realizados os cinco fatores promotores da criação de conhecimento, sendo eles: incutir uma visão do conhecimento,gerir conversações, mobilizar ativistas do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com