TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTO DESENVOLVIMENTO

Trabalho Escolar: ATIVIDADE DE AUTO DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Quais são os argumentos importantes para a implantação de uma proposta de ensino globalizadora na escola?

    R: Os argumentos são três: de ordem sociológica: capacitar à escola, para que esta possa se adaptar a um grande número de informações, filtrando-as, para utilizar somente os conhecimentos que realmente interessam para a aprendizagem do aluno; de ordem psicológica: busca conduzir o aluno a uma aprendizagem significativa e funcional, onde o aluno relacionara com a sua realidade todo o conteúdo que aprendeu na escola; associação da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade na prática pedagógica: destacando a necessidade da escola realizar atividades que contemple na organização da aprendizagem em torno de diversos temas.

    2) Qual é o diferencial do papel do professor no ensino-aprendizagem organizado por projetos de trabalho em comparação com o ensino disciplinar tradicional?

    R: O professor passa a ter a postura de facilitador e juntamente com o aluno, ele busque o conhecimento e a compreensão do conteúdo.

    3) Como é feita a escolha dos temas norteadores dos projetos de trabalho?

      R: Qualquer assunto pode ser ensinado por projetos de trabalhos, até mesmo assuntos que não constam nos currículos escolares, como os do cotidiano de hoje em dia, realidade e cotidiano dos alunos, acredito eu que pode ser ensinado qualquer tema.

    4) Qual é a ideia fundamental do trabalho com projetos e quais são suas vantagens?

      R: É mostrar ao aluno que todo o seu aprendizado depende de seu esforço em querer aprender,de quere buscar informações,em fazer descobertas novas e discutí-las com as outraspessoas.

  Levando-se em conta as ideias de Everardo Luz (2009), como as vantagens da adoção de projetos de trabalho como norteadores do ensino-aprendizagem podem ser resumidas?

R: O aluno de hoje, está rodeado de tecnologias de ultima geração, e os professores também. Com isso o leque de informações disponibilizadas para eles são muitas, e se renovam a todo tempo. Há também as informações que ele já traz consigo de casa, as quais aprenderam desde criança, com seus familiares, histórias de antepassados, vivência familiar, fatos que ocorrem no seu dia a dia, e que muitas vezes interferem ou ajudam a entender melhor o conteúdo dado em sala de aula. Acredito que a adoção de métodos de projetos de trabalho como ensino-aprendizagem, é vantajoso para o conhecimento dos seus problemas e dos outros, de rever conceitos, as vezes temos opinião sobre determinado assunto, fato, sem conhece-lo realmente, apenas porque ouvimos o outro dizer. E fazendo com que se pesquise o fato, discuta-o com os outros, possamos formar uma opinião, mas com conhecimento. Nada melhor do que a realidade de cada aluno, do bairro, da escola, e do professor também para ser um ponto de partida, se puder interagir com as outras disciplinas e seus professores, melhor ainda.

Como pode ser descrita a atuação do professor e como ele pode escolher os temas de trabalho?

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com