TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE ECONOMIA

Artigo: ATIVIDADE DE ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e pra os fisiocratas?

2.

R: Os mercantilistas acreditavam que quanto maior fosse o estoque de metais preciosos, mais forte e mais poderoso seria o governo de um país. Mas para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com auxilio da natureza com atividades econômicas como a pesca a lavoura e a mineração. Para o mercantilismo consistia em fomentar o comércio exterior e acumular metais preciosos, para os fisiocratas acreditavam que a fonte da riqueza estava na terra.

2 . Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?

R: Adam Smith, com sua principal idéia ¨ a riqueza das nações ¨ .

Para ele haveria, ¨ uma mão invisível ¨ que levaria a sociedade ao crescimento econômico. Outras de suas idéias são a livre iniciativa ( laissez – faire ), a teoria do valor - trabalho e o estado como proteção da sociedade.

3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi o autor?

R: A teoria de David Ricardo, que surgiucomo uma resposta às questões do comércio internacional, afirmando que o comércio dependeria das dotações relativas de fatores de produção, resposta que teve contribuição na teoria do comércio internacional.

4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?

R: Para Say (a oferta cria sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre bens o nível de emprego.

A teoria keynesiana demonstra o oposto: a demanda por produtos interface na sua produção e o aumento desta demanda por sua vez, causa aumenta de mão - de – obra.

5. Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós – key – nesianos, marxistas e institucionalistas.

R: Monetaristas: privilegiam o controle da moeda em um grau de intervenção do Estado.

Fiscalistas: recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do estado.

Pós – keynesianos: enfatizam o papel da especulação financeira e defendem um papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.

Marxistas: acreditam no trabalho como determinante do valor mas são hostis ao capitalismo competitivo e à livre concorrência.

Institucionalistas criticam o alto grau de abstração da teoria econômica e ao fato de ela não incorporar em sua análise as instituições sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com